EMOÇÕES COTIDIANAS: MOVIMENTOS DE UMA PESQUISA

Autores

  • Rafael Marques Gonçalves Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Práticas cotidianas, Cotidiano Escolar, Currículos

Resumo

Neste artigo apresento um pouco das emoções e movimentos de uma pesquisa desenvolvida a partir de um mergulho (ALVES, 2008) no/do/com o cotidiano da educação em tempo integral da Escola Municipal Bom Pastor, inserida na Rede de ensino de Juiz de Fora – MG. O objetivo da pesquisa era perceber quais as potencialidades emergiam dos fazeressaberes tecidos pelos sujeitos praticantes do ordinário (CERTEAU, 1994) e como tais práticas poderiam ser vislumbradas como alternativas emancipatórias de uma educação integral. Portanto, abordo em um primeiro momento os movimentos necessários que lanço mão na pesquisa, e no segundo alguns conhecimentos, potências e alternativas tecidos no cotidiano escolar, face às emoções que nos cercaram e tantas outras que ainda me produzem os encantamentos que me movem, tecem e, por que não, desestruturam e desestabilizam as muitas certezas trazidas de outras experiências e de outros espaçostempos.

 

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Publicado

19-11-2015

Como Citar

Gonçalves, R. M. (2015). EMOÇÕES COTIDIANAS: MOVIMENTOS DE UMA PESQUISA. Revista Teias, 16(43), 135–147. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/26404