v. 19 (2023)

					Visualizar v. 19 (2023)
Publicado: 2023-01-14

dossier: o presente e o futuro de fazer filosofia com crianças

  • o presente e o futuro de fazer filosofia com crianças

    georgios petropoulos
    01 - 13
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.78673
  • o presente e o futuro do fazer filosofia com crianças: filosofia prática e abordando a situação de crianças e jovens em um mundo complexo

    claire cassidy
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71920
  • no final, é o nosso futuro que será mudado: investigação sobre o meio ambiente com liberdade e responsabilidade

    grace clare lockrobin
    01 - 29
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70406
  • urgência existencial: uma provocação para pensar "diferente"

    arthur c wolf, barbara weber
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71997
  • desafiando o adultocentrismo: discurso oral e a possibilidade de diálogo intergeracional

    georgios petropoulos
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.73517
  • atentividade, qualidades da escuta e o ouvinte na comunidade de investigação filosófica

    lucy elvis
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76451
  • uma história em aberto de alguns lados escondidos da escuta ou (o que) estamos realmente (a fazer) com a infância?

    joanna haynes, magda costa carvalho
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71875
  • escolaridade, comunidade de investigação filosófica e uma nova sensibilidade

    david k kennedy
    01 - 21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.74061

dossier: filosofia na e para além da sala de aula; fpc através de diferenças culturais, sociais e políticas

  • educando a si mesmos em uma era viciada em tecnologia.

    jason chen, susan t. gardner
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67647
  • sobre o encontro das professoras com/em um exercício infantil da filosofia

    josé maría taramona-trigoso
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.70556
  • os paratextos da comunidade de investigação filosófica (cif): achados emergentes de uma pesquisa no irã

    soudabeh shokrollahzadeh, morteza khosronejad
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70511
  • votar na pergunta como prática pedagógica numa comunidade de investigação filosófica

    rose-anne reynolds
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70520
  • o que estamos perdendo? voz e escuta como acontecimento

    magda costa carvalho, tiago almeida, josé maria taramona
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70451
  • a filosofia da infância e a participação política das crianças: desafios poli(s)fónicos

    susana brissos matos, paula alexandra vieira
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70501
  • inversão das perguntas: um convite a deambular por um outro lado das perguntas

    júlio miguel araújo sousa
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70547
  • modelo de processo polilógico de educação (elementar-)filosófica: um conceito interdisciplinar que integra a filosofia para/com crianças à teoria construtivista de mudança/crescimento conceitual

    andreas höller
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70210
  • como gerar (educar) uma comunidade de investigação-jazzing: sugestões livres e abertas de um workshop internacional (ICPIC 2022)

    eleonora zorzi, marina santi
    01 - 21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70680
  • desenvolvimento do pensamento multidimensional para a construção de uma cidadania criativa

    víctor andrés rojas chávez, alejandra herrero hernández, simón dumett arrieta, adriana tabares salazar, zaily del piar garcía gutiérrez
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70385
  • “fala e tenta pensar, juntos” - estudo de caso sobre a participação de um aluno diagnosticado com transtorno do espectro autista em diálogos filosóficos

    viktor gardelli, ylva backman, åsa gardelli, anders franklin
    01 -28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70493
  • maravilhamento primeiro como um broto de virtude intelectual

    chih-wei peng
    01 -20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.66675
  • da pandemia à polifonia: “declaração de dependência” comunitária

    marina santi, sofia marina antoniello, alessandra cavallo
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71581
  • estaremos prontos para a escuta das crianças?

    Ricardo Frias, Daylane Diniz, Nális Carvalho
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76289

artigos

  • greta thunberg - uma voz única numa era pós-verdade

    ann-louise ljungblad
    01 - 31
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.69835
  • tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens

    josé eduardo gama noronha, gabriela tebet
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.72948
  • o conceito de pessoa de ann sharp e a dimensão espiritual da comunidade de investigação filosófica

    hamad al-rayes
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.68095
  • cidadania e comunidade no contexto democrático ocidental: análise filosófico-educacional

    bruno fonseca ortega, roberto fanzini tibaldeo
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.73888
  • entre corpos, danças e educações: uma experiência infantil

    mayra giovaneti de barros, césar donizetti pereira leite
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.69054
  • infância em relações entre avós e netos: vínculo, amor e potência de vida

    liana garcia castro
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.69733
  • notas para uma representação político-escolar da infância no chile do século xix

    juan pablo alvarez coronado, felipe roco zúñiga
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.75024
  • palavras e tempos da infância como formas de experiência política

    maria teresa suarez vaca, diego fernando pérez burgos
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.77974
  • os direitos da infância e o papel das famílias na sua proteção: perspectiva ética e jurídica

    olaya fernández guerrero, maría isabel martínez lópez, remedios álvarez terán, noelia barbed castrejón, iratxe suberviola ovejas
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.74230
  • a etnografia e o campo dos novos estudos sociais das infâncias

    patrícia maria uchôa simões, douglas vasconcelos barbosa, milene morais ferreira
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76908
  • o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança

    Tiago Almeida
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76362
  • da filosofia para crianças indígenas à filosofia das crianças indígenas: uma proposta a partir da nosotrificação Maia-Tojolabais

    José Barrientos-Rastrojo
    01 - 34
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.78357
  • Cinema dos primeiros tempos, infância e a entrada na linguagem

    Ludmila Moreira Macedo de Carvalho, Adriana Fresquet
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76994

pesquisas / experiências

  • contribuições da filosofia para crianças à educação ecosocial

    adolfo agundez rodriguez
    01 - 29
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.69544
  • a filosofia na escola fundamental uma indagação sobre formação de professores

    michela casolaro
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71317
  • um olhar prático sobre o conceito de liberdade com uma abordagem filosófica para crianças na primeira infância

    deniz yüceer, sevgi coşkun keskin
    01 - 31
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.74047
  • des-classificar pinóquio

    Esther Charabati
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.77224
  • filosofia para crianças na arábia saudita e seu impacto nas habilidades não-cognitivas

    emad abbas alzahrani, abdullah almutairi
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.75190