notas para uma representação político-escolar da infância no chile do século xix
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.75024Palavras-chave:
infância século xix, sarmiento, sistema escolar, cultura, políticaResumo
Neste artigo, queremos propor uma representação da infância que sirva para pensá-la e problematizá-la. Nosso objeto de estudo, nesse sentido, será sempre uma representação e não uma definição substancialista. Propomos analisar a infância desde uma perspectiva crítica, para rever a representação dela no mundo político e escolar do Chile do século XIX, em particular, a partir da revisão de uma tradução de Domingo Faustino Sarmiento. Para realizar esta viagem, propomos três eixos temáticos para revisar: 1) como todo aparato escolar configura um tipo de representação da infância 2) que objetivos e características tem este aparato – como dispositivo de governo – no Chile do século XIX e 3) exemplificar através de um objeto cultural específico a forma como essa determinação se torna visível. Ser menino ou menina no Chile no período que nos interessa é ser uma miríade de conotações diversas que exigem, cada uma, ser pensada em seu contexto. As revistas, os silabários, os manuais escolares e os contos infantis configuram diferentes olhares sobre a infância, que por sua vez se associam à origem social destes documentos e à finalidade a que se propõem. As imagens, ideias e diálogos que aparecem nesses documentos escolares mostram como os adultos da época pensam e representam a infância. Pensar a partir de documentos dessa natureza não representa bem toda a infância, porém, permite observar a representação que a classe política fez dela.Downloads
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