o presente e o futuro de fazer filosofia com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.78673

Palavras-chave:

infância, filosofia para crianças, filosofia com crianças, infantilismo, adultismo

Resumo

Este artigo é uma introdução ao dossiê “o presente e o futuro do fazer filosofia com crianças”, cuja inspiração surgiu a partir de uma conferência do mesmo tema que ocorreu na University College Dublin em 24 de junho de 2022. A conferência, que tinha como objetivo defender a importância de envolver estudantes pré-universitários no pensamento filosófico, também funcionou como um fórum onde os participantes podiam refletir criticamente na prática do fazer filosofia com crianças. Os participantes foram convidados a refletir sobre: 1) como a filosofia prepara as crianças para participarem de um mundo cada vez mais complexo; 2) os desafios futuros do movimento FpcC; 3) de quais formas e em que dimensão a prática de FpcC contribui para a descolonização dos discursos sobre a infância; 4) de quais formas e em que dimensão a iniciativa da filosofia com crianças aborda problemas de injustiça epistêmica e de desigualdades educacionais e sociais. Construído a partir de discussões que ocorreram durante e após a conferência, os autores interrogam, neste dossiê, a oposição hierárquica entre crianças e adultos, e lançam um olhar crítico aos pressupostos adultistas que impedem que as iniciativas de Filosofia para/com Crianças alcancem seu potencial completo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

georgios petropoulos, Colégio Universitário de Dublin

Professor

Referências

Biswas, T. and Wall, J. (2023). Childist theory in the humanities and social sciences. Child Soc, 37: 1001-1004. https://doi.org/10.1111/chso.12738

Derrida, J. (2008). Marx and Sons. In Michael Sprinker (ed.) Ghostly Demarcations: A Symposium on Jacques Derrida's "Specters of Marx" (pp. 213-269). London: Verso.

Duhn, I. (2016). Speculating on childhood and time, with Michael Ende’s Momo (1973). Contemporary Issues in Early Childhood, 17(4), 377–386. https://doi.org/10.1177/1463949116677922

Goode, D. (1986). Kids, cultures, and innocents. Human Studies, 9, 85-106.

Haynes, J. & Murris, K. (2021). right under our noses: The postponement of children's political equality and the NOW. childhood & philosophy, 17, 1-21. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55060

Kennedy, D. & Kohan, W. O. (2017). Childhood, Education, and Philosophy: A Matter of Time. In M. R. Gregory, J. Haynes, K. Murris (Eds.). The Routledge International Handbook of Philosophy for Children (pp. 46-52). London: Routledge.

Kennedy, D. (2010). Philosophical Dialogue with Children: Essays on Theory and Practice. The Edwin Mellen Press.

Kennedy, D. (2006). The Well of Being. Childhood, Subjectivity, and Education. Albany: SUNY Press.

Kohan, W. O. (2015). Childhood, Education and Philosophy: New Ideas for an Old Relationship. New York: Routledge.

Lipman, M. & Sharp, A. M. (1978). Some Educational Presuppositions of Philosophy for Children. Oxford Review of Education, 4(1): 85-90.

Lipman, M. (2003). Thinking in Education. Cambridge: Cambridge University Press.

Murris, K. S. (2008). Philosophy with children, the stingray and the educative value of disequilibrium. Journal of Philosophy of Education, 42(3-4), 667-685. https://doi.org/10.1111/j.1467-9752.2008.00640.x

Petr, C. G. (1992). Adultcentrism in Practice with Children. Families in Society, 73(7), 408–416. https://doi.org/10.1177/104438949207300703

Rollo, T. (2018). Feral Children: Settler Colonialism, Progress, and the Figure of the Child. Settler Colonial Studies, 8(1), 60-79.

Tesar, M., Farquhar, S., Gibbons, A., Myers, C. Y., & Bloch, M. N. (2016). Childhoods and time: Rethinking notions of temporality in early childhood education. Contemporary Issues in Early Childhood, 17(4), 359–366. https://doi.org/10.1177/1463949116677931

Vansieleghem, N. & Kennedy, D. (2011). Introduction: What is Philosophy for Children, what is Philosophy with Children: After Matthew Lipman?” Journal of Philosophy of Education, 45(2): 171–183.

Wall, J. (2019). From childhood studies to childism: Reconstructing the scholarly and social imaginations. Children’s Geographies 20(3), 257-270.

Weber, B. (2020). Child and Time: A Phenomenological Journey into the Human Conditions of Education. In W. O. Kohan and B. Weber (Eds.), Thinking, Childhood and Time. Contemporary Perspectives in the Politics of Education (pp. 31-50). New York: Lexington Books.

Wood, D. (2006). On being Haunted by the Future. Research in Phenomenology 36 (1), 274-298.

Young-Bruehl, E. (2012). Childism. Confronting Prejudice Against Children. Yale: Yale University Press.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

PETROPOULOS, Georgios. o presente e o futuro de fazer filosofia com crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–13, 2023. DOI: 10.12957/childphilo.2023.78673. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/78673. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossier: o presente e o futuro de fazer filosofia com crianças

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)