Revista Sustinere

A Revista SUSTINERE (SUST) tem por objetivo a publicação de contribuições nacionais e internacionais acadêmicas, técnicas e científicas que articulem temas interdisciplinares e transdisciplinares relativos à Saúde e Educação em suas interfaces com a sociedade, a ciência, o meio ambiente e a tecnologia. São aceitos artigos em português, inglês e espanhol.

e-ISSN: 2359-0424 | Ano de criação: 2013 | Área do conhecimento: Multidisciplinar | Qualis: B4 (Enfermagem) | B5 (Arquitetura, Urbanismo e Design) | B5 (Engenharias I) | B5 (Engenharias III) | C (Biodiversidade)


SUSTINERE: Revista de Saúde e Educação

Endereços para contato: SUSTINERE – Revista de Saúde e Educação

Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro - OUERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 sala 3.034 bloco E 3º andar
Maracanã - Tel.: 2334-0410 – EMAIL: sustinere.ouerj@gmail.com

Notícias

 

Ibama estabelece diretrizes para avaliação dos riscos de agrotóxicos para insetos como abelhas

 

O Ibama publicou Instrução Normativa que estabelece diretrizes, requisitos e procedimentos para a avaliação dos riscos de ingredientes ativos de agrotóxicos para insetos polinizadores. A norma, destinada a produtos ainda não registrados no país ou em reavaliação, é a primeira a estipular critérios de decisão com base no risco, ou seja, na probabilidade de uma espécie ser afetada pela exposição a agrotóxicos. O objetivo é oferecer mais proteção a abelhas e outros polinizadores.

 
Publicado: 2017-03-08 Mais...
 

Medicina Baseada em Evidências #4: indicadores ajudam médicos no trato com o paciente

 

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. Mas, apesar disso, cerca de 6 milhões de pessoas ainda morrem anualmente por doenças relacionadas ao cigarro, como câncer de pulmão, enfisema, trombose vascular e problemas cardíacos – número que deve aumentar para 8 milhões até 2030. Sua fumaça tem mais de quatro mil substâncias tóxicas. Porém, ainda se debate o impacto que o término do hábito tem sobre a redução do risco de morte.

 
Publicado: 2017-03-08 Mais...
 

Coleção para Empréstimo

 

A Seção de Assistência ao Ensino dispõe de uma coleção didática com mais de 1.500 lotes que representam os biomas brasileiros nos principais grandes grupos zoológicos. É composta por poríferos, cnidários, platelmintos, anelídeos; moluscos, equinodermos, peixes; répteis, anfíbios; aves; mamíferos; partes anatômicas e fetos humanos. O material encontra-se em meio líquido, taxidermizado ou montado em caixas de madeira.

 
Publicado: 2017-03-08 Mais...
 

Pesquisadores se unem a empreendimento rural para aproveitar resíduos do palmito pupunha

 

A extração de palmito para fins comestíveis gera uma grande quantidade de rejeitos orgânicos, como tronco e folhas. Apesar de frequentemente ser descartado no lixo ou queimado na roça, esse material pode ser usado pelo setor produtivo como uma matéria-prima sustentável, reduzindo os impactos ambientais e gerando renda. Uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)...

 
Publicado: 2017-03-08 Mais...
 

Exercício físico, atividade indicada para qualquer idade

 

Estima-se que haja cerca de 46 milhões de pessoas com demência no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O mal de Alzheimer acomete, pelo menos, 50% desse total, mas pode ser responsável por uma parcela bem maior. Doença degenerativa comum após os 65 anos de idade, ela se caracteriza pela perda progressiva de células neurais. No início, dá-se a perda da memória recente, que pode progredir até a dificuldade mesmo de reconhecer os parentes mais próximos, entre outros sintomas.

 
Publicado: 2017-03-08 Mais...
 
Outras notícias...

v. 4, n. 2 (2016): REVISTA SUSTINERE (JUL-DEZ)


Capa da revista

Sétima edição da Revista Sustinere, em seu volume 4número 2, de 2016.

Todos os trabalhos das colunas Artigos, Comportamento e Ambiente, e Ensaios, passaram por um exame de confiabilidade através dos serviços do iThenticate, cujos relatórios foram analisados e aprovados pelos nossos editores.  

Para ter acesso ao seu conteúdo, basta clicar em Sumário.



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

ISSN 2359-0424

A Revista SUSTINERE está indexada/cadastrada em:


A partir da 7ª edição da Revista SUSTINERE (V.4, Nº2, 2016), todos os trabalhos das colunas ArtigosComportamento e Ambiente, e Ensaios, são submetidos a um exame de confiabilidade através dos serviços do iThenticate, cujos relatórios são analisados pelos editores, para a aprovação da publicação destes.