Os benefícios da residência pedagógica na formação de professores: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86890Palavras-chave:
Experiência, Formação inicial, ConhecimentoResumo
A Residência Pedagógica é um programa da CAPES que visa formar professores através de experiências práticas em escolas de educação básica durante a segunda metade da graduação. Sabe-se que o papel dos professores no desenvolvimento dos alunos é fundamental, moldando seus conhecimentos e habilidades. Desta maneira, a formação inicial deve contribuir para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários para continuar progredindo na profissão. Dessa forma, investir na residência pedagógica é garantir um ensino eficaz. Com isso, este trabalho objetiva descrever as atividades realizadas no programa e os benefícios que participar do mesmo trouxe para minha formação acadêmica, sendo assim, uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. No primeiro módulo, realizaram-se análises e observações na escola, também houve diálogos com a comunidade escolar para entender o funcionamento e regulamento da escola. No segundo módulo, os residentes ministraram aulas e prepararam planos de aula e atividades. No terceiro módulo, os residentes participaram de atividades e projetos escolares, incluindo a Exposição da Biologia, um evento realizado em parceria com a preceptora, o coordenador da residência pedagógica do núcleo de biologia e a Universidade Federal do Amazonas. Sendo perceptível que a residência pedagógica é fundamental para os estudantes de licenciatura, pois possibilita o contato direto com a escola e a sala de aula, logo a mesma amplia e qualifica a formação profissional, preparando o aluno para o campo de trabalho. Diante disto, participar dessa experiência foi essencial para o meu desenvolvimento profissional.
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