Os benefícios da residência pedagógica na formação de professores: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86890

Palavras-chave:

Experiência, Formação inicial, Conhecimento

Resumo

A Residência Pedagógica é um programa da CAPES que visa formar professores através de experiências práticas em escolas de educação básica durante a segunda metade da graduação. Sabe-se que o papel dos professores no desenvolvimento dos alunos é fundamental, moldando seus conhecimentos e habilidades. Desta maneira, a formação inicial deve contribuir para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários para continuar progredindo na profissão. Dessa forma, investir na residência pedagógica é garantir um ensino eficaz. Com isso, este trabalho objetiva descrever as atividades realizadas no programa e os benefícios que participar do mesmo trouxe para minha formação acadêmica, sendo assim, uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. No primeiro módulo, realizaram-se análises e observações na escola, também houve diálogos com a comunidade escolar para entender o funcionamento e regulamento da escola. No segundo módulo, os residentes ministraram aulas e prepararam planos de aula e atividades. No terceiro módulo, os residentes participaram de atividades e projetos escolares, incluindo a Exposição da Biologia, um evento realizado em parceria com a preceptora, o coordenador da residência pedagógica do núcleo de biologia e a Universidade Federal do Amazonas. Sendo perceptível que a residência pedagógica é fundamental para os estudantes de licenciatura, pois possibilita o contato direto com a escola e a sala de aula, logo a mesma amplia e qualifica a formação profissional, preparando o aluno para o campo de trabalho. Diante disto, participar dessa experiência foi essencial para o meu desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Deiryllane Façanha Garcia, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Discente do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá-AM.

Juscélia Araújo e Araújo, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Professora de Biologia na Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho, pela Secretaria de Educação Deporto do Amazonas- SEDUC.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D. 

Referências

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Garcia, D. F., Araújo, J. A. e, Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Os benefícios da residência pedagógica na formação de professores: um relato de experiência. Revista Sustinere, 13, 77–91. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86890