Residência pedagógica e suas contribuições para formação docente: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86902

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Formação docente, Habilidades pedagógicas

Resumo

A Residência Pedagógica é uma etapa fundamental na formação, proporcionando aos futuros docentes a oportunidade de vivenciar a prática educativa em ambiente escolar real. Nesse contexto, o presente relato de experiência destaca a importância dessa vivência para o desenvolvimento profissional. A abordagem qualitativa adotada permitiu uma imersão mais profunda nas práticas pedagógicas, possibilitando a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem de forma mais ampla e significativa. Durante a residência pedagógica, pode-se conhecer a realidade da comunidade escolar, participar de atividades escolares, colaborar na elaboração de intervenções pedagógicas e integrar-se ao corpo docente. A elaboração de atividades diferenciadas, como a intervenção caça-tesouro e a participação em eventos escolares, demonstrou a importância de promover um ensino dinâmico e contextualizado, capaz de despertar o interesse dos alunos e favorecer a construção do conhecimento. A integração entre teoria e prática, aliada ao acompanhamento da preceptora e ao apoio da equipe escolar, proporcionou um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a consolidação da identidade profissional dos residentes. Em suma, a residência pedagógica se revelou como um espaço de aprendizagem enriquecedor, no qual os futuros professores puderam vivenciar desafios e conquistas, refletir sobre suas práticas e consolidar sua formação docente. A experiência adquirida durante esse período contribui significativamente para a construção de uma prática educativa mais reflexiva, contextualizada e eficaz.

Biografia do Autor

Kamyla Emanoella Caetano Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Ciências- Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Jacilma Siqueira Pinho Salvador, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2003), pós-graduação e Educação Ambiental Universidade Cândido Mendes (2008), Mestrado em Ciências Ambientais, linha de pesquisa Componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente é docente da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em Humaitá AM. Tem experiência como professora supervisora do PIBID e perceptora da Residência Pedagógica. Atualmente é docente do ensino médio na Escola Estadual Oswaldo Cruz nas disciplinas de Biologia, Sociologia, UCA - Meio Ambiente e Saúde e Projetos Integradores.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Ferreira, K. E. C., Salvador, J. S. P., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Residência pedagógica e suas contribuições para formação docente: relato de experiência. Revista Sustinere, 13, 108–126. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86902