Residência pedagógica e suas contribuições para formação docente: relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86902

Palabras clave:

Aprendizagem significativa, Formação docente, Habilidades pedagógicas

Resumen

La Residencia Pedagógica es una etapa fundamental en la formación, brindando a los futuros docentes la oportunidad de experimentar la práctica educativa en un entorno escolar real. En este contexto, este relato de experiencia destaca la importancia de esta experiencia para el desarrollo profesional. El enfoque cualitativo adoptado permitió una inmersión más profunda en las prácticas pedagógicas, permitiendo una reflexión sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje de una manera más amplia y significativa. Durante la residencia pedagógica se puede conocer la realidad de la comunidad escolar, participar en las actividades escolares, colaborar en el desarrollo de intervenciones pedagógicas e integrarse con el profesorado. El desarrollo de actividades diferenciadas, como la intervención en busca de tesoros y la participación en eventos escolares, demostró la importancia de promover una enseñanza dinámica y contextualizada, capaz de despertar el interés de los estudiantes y promover la construcción de conocimientos. La integración entre teoría y práctica, combinada con el acompañamiento del preceptor y el apoyo del equipo escolar, proporcionó un ambiente favorable para el desarrollo de habilidades pedagógicas y la consolidación de la identidad profesional de los residentes. En definitiva, la residencia pedagógica resultó ser un espacio de aprendizaje enriquecedor, en el que los futuros docentes pudieron experimentar desafíos y logros, reflexionar sobre sus prácticas y consolidar su formación docente. La experiencia adquirida durante este período contribuye significativamente a la construcción de una práctica educativa más reflexiva, contextualizada y eficaz.

Biografía del autor/a

Kamyla Emanoella Caetano Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Ciências- Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Jacilma Siqueira Pinho Salvador, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2003), pós-graduação e Educação Ambiental Universidade Cândido Mendes (2008), Mestrado em Ciências Ambientais, linha de pesquisa Componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente é docente da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em Humaitá AM. Tem experiência como professora supervisora do PIBID e perceptora da Residência Pedagógica. Atualmente é docente do ensino médio na Escola Estadual Oswaldo Cruz nas disciplinas de Biologia, Sociologia, UCA - Meio Ambiente e Saúde e Projetos Integradores.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Publicado

2025-04-10

Cómo citar

Ferreira, K. E. C., Salvador, J. S. P., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Residência pedagógica e suas contribuições para formação docente: relato de experiência. Revista Sustinere, 13, 108–126. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86902