Uso de estratégias inovadoras: uma alternativa de suprir as principais dificuldades e despertar interesse em Biologia na modalidade de ensino EJA
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86887Palavras-chave:
Evasão escolar, Ensino lúdico, Jornal biológicoResumo
Tendo em vista no cenário atual, a modalidade de ensino EJA, vem sofrendo lacunas no processo de formação dos estudantes, este trabalho concerne em apresentar os benefícios e vantagens utilizando recursos didáticos como meio alternativos de suprir as dificuldades da modalidade EJA. O presente relato tem como cunho apresentar os fatos vivenciados ao longo do programa residência pedagógica ofertada pela CAPES, o programa aproxima as escolas públicas das instituições de ensino e funciona como um viés para residentes se habituarem a realidade escolar. O objetivo do trabalho consiste em despertar o interesse dos alunos pela disciplina de biologia com aplicação de estratégias inovadoras, com enfoque de suprir as principais dificuldades, além do propósito de redução no número de evasões. O processo metodológico trata-se de uma pesquisa com caráter qualitativa descritiva, dividida em: ambientação e observação, participação e regência, a fim de melhor descrever os fatos vivenciados durante a realização de cada etapa executa no período de vivência escolar. As estratégias inovadoras mostraram-se um método eficiente na construção de uma aprendizagem mais significativa, de forma dinâmica, participativa e atrativa. A alternativa, resultou em um maior interesse pela disciplina de biologia, consolidando que o uso dessas metodologias de ensino podem ser um caminho alternativo na redução de evasões na modalidade de ensino EJA. Portanto, certamente que o uso das intervenções contribuiu de modo significativo no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
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