Uso de estratégias inovadoras: uma alternativa de suprir as principais dificuldades e despertar interesse em Biologia na modalidade de ensino EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86887

Palavras-chave:

Evasão escolar, Ensino lúdico, Jornal biológico

Resumo

Tendo em vista no cenário atual, a modalidade de ensino EJA, vem sofrendo lacunas no processo de formação dos estudantes, este trabalho concerne em apresentar os benefícios e vantagens utilizando recursos didáticos como meio alternativos de suprir as dificuldades da modalidade EJA. O presente relato tem como cunho apresentar os fatos vivenciados ao longo do programa residência pedagógica ofertada pela CAPES, o programa aproxima as escolas públicas das instituições de ensino e funciona como um viés para residentes se habituarem a realidade escolar. O objetivo do trabalho consiste em despertar o interesse dos alunos pela disciplina de biologia com aplicação de estratégias inovadoras, com enfoque de suprir as principais dificuldades, além do propósito de redução no número de evasões. O processo metodológico trata-se de uma pesquisa com caráter qualitativa descritiva, dividida em: ambientação e observação, participação e regência, a fim de melhor descrever os fatos vivenciados durante a realização de cada etapa executa no período de vivência escolar. As estratégias inovadoras mostraram-se um método eficiente na construção de uma aprendizagem mais significativa, de forma dinâmica, participativa e atrativa. A alternativa, resultou em um maior interesse pela disciplina de biologia, consolidando que o uso dessas metodologias de ensino podem ser um caminho alternativo na redução de evasões na modalidade de ensino EJA. Portanto, certamente que o uso das intervenções contribuiu de modo significativo no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Arinelson Pereira do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduado em Ciências: Biologia e Química na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá-AM.

Felipe Sant' Anna Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNSL (2019). Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM (2021). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente, Educação e Saúde. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

Juracy Santos Pereira, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (2013) e graduação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Amazonas (2005); Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2010) e Especialização em Gestão Escolar (2014). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Nascimento, A. P. do, Cavalcante, F. S. A., Pereira, J. S., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Uso de estratégias inovadoras: uma alternativa de suprir as principais dificuldades e despertar interesse em Biologia na modalidade de ensino EJA. Revista Sustinere, 13, 43–64. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86887