Programa residência pedagógica: Programa residência pedagógica: da vivência a um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86889

Palavras-chave:

Alternativas inovadoras, Estratégias didáticas, Projetos educacionais

Resumo

A residência pedagógica é um processo de vivência fundamental para o aluno acadêmico, haja vista ser uma experiência que contribuiu na formação. Este Trabalho procura a vivência e o relato de experiência de residentes do curso de Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, que buscou compreender o planejamento escolar, de modo que o residente se habilite, gradualmente, para a realização autônoma desta tarefa. Desenvolvendo no residente, competências para o planejamento de aulas, desenvolvimento de recursos didáticos, regência de sala de aula e avaliação, habilitando-o o residente a sistematizar seu trabalho, seus resultados, elaborando planejamentos e relatórios das atividades. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Plínio Ramos Coelho, localizada em Humaitá–AM. Sendo assim, buscou-se desenvolver processos investigativos que permitam selecionar os conteúdos a serem ministrados, organizando e desenvolvendo atividades nas escolas envolvidas com intuito de estabelecer relações entre a prática de Biologia e os conteúdos adquiridos no processo de formação. Desenvolvendo estratégias para que o residente conheça a comunidade escolar, dialogue com os comunitários, organizando eventos, integrando a educação superior, a escola básica e os sistemas estaduais e municipais de ensino, realização de eventos acadêmicos, participação em projetos educacionais, além de aperfeiçoar na formação discente, onde promoveu habilidades e competências na área Biológica. Por fim, os resultados obtidos podem auxiliar educadores e instituições de ensino na busca por alternativas inovadoras que promovem uma educação mais eficaz e motivadora, no campo da biologia, quanto das demais ciências.

Biografia do Autor

Jonathas Danilo Carvalho Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduado pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM, no Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente- IEAA.

Juscélia Araújo e Araújo, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar – SEDUC – Amazonas

Professora de Biologia na Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho, pela Secretaria de Educação Deporto do Amazonas- SEDUC.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D. 

Referências

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

DE FREITAS, Mônica Cavalcante; DE FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540/5196. Acesso em: 18 jan. 2024.

FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla Da Silva. Residência Pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de linguagem, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.31448. Acesso em: 15 mai. 2024.

MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima; QUEIROZ, Leonardo Cordeiro de; ANVERSA, Ana Luíza Barbosa; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DIALÉTICA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HOLOS, [S. l.], v. 3, p. 1–12, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.9545. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9545.Acesso em: 19 jan. 2024.

Downloads

Publicado

10-04-2025

Como Citar

Gomes, J. D. C., Araújo, J. A. e, Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Programa residência pedagógica: Programa residência pedagógica: da vivência a um relato de experiência. Revista Sustinere, 13, 65–76. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86889