Programa residência pedagógica: Programa residência pedagógica: da vivência a um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86889Palavras-chave:
Alternativas inovadoras, Estratégias didáticas, Projetos educacionaisResumo
A residência pedagógica é um processo de vivência fundamental para o aluno acadêmico, haja vista ser uma experiência que contribuiu na formação. Este Trabalho procura a vivência e o relato de experiência de residentes do curso de Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, que buscou compreender o planejamento escolar, de modo que o residente se habilite, gradualmente, para a realização autônoma desta tarefa. Desenvolvendo no residente, competências para o planejamento de aulas, desenvolvimento de recursos didáticos, regência de sala de aula e avaliação, habilitando-o o residente a sistematizar seu trabalho, seus resultados, elaborando planejamentos e relatórios das atividades. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Plínio Ramos Coelho, localizada em Humaitá–AM. Sendo assim, buscou-se desenvolver processos investigativos que permitam selecionar os conteúdos a serem ministrados, organizando e desenvolvendo atividades nas escolas envolvidas com intuito de estabelecer relações entre a prática de Biologia e os conteúdos adquiridos no processo de formação. Desenvolvendo estratégias para que o residente conheça a comunidade escolar, dialogue com os comunitários, organizando eventos, integrando a educação superior, a escola básica e os sistemas estaduais e municipais de ensino, realização de eventos acadêmicos, participação em projetos educacionais, além de aperfeiçoar na formação discente, onde promoveu habilidades e competências na área Biológica. Por fim, os resultados obtidos podem auxiliar educadores e instituições de ensino na busca por alternativas inovadoras que promovem uma educação mais eficaz e motivadora, no campo da biologia, quanto das demais ciências.
Referências
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
DE FREITAS, Mônica Cavalcante; DE FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540/5196. Acesso em: 18 jan. 2024.
FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla Da Silva. Residência Pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de linguagem, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.31448. Acesso em: 15 mai. 2024.
MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima; QUEIROZ, Leonardo Cordeiro de; ANVERSA, Ana Luíza Barbosa; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DIALÉTICA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HOLOS, [S. l.], v. 3, p. 1–12, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.9545. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9545.Acesso em: 19 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.