A importância da utilização de práticas alternativas associadas a contextualização no ensino-aprendizagem de Biologia: um relato de experiência do programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86910Palavras-chave:
Contextualização, Ensino de Biologia, Metodologias diversificadas, Prática docenteResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é essencial na formação docente, pois possibilita que o estudante de licenciatura tenha o contato com o ambiente escolar durante 18 meses, esse prazo mais longo permite que o graduando adquira inúmeras experiências, como aperfeiçoamento de habilidades, que muitas vezes são trabalhadas apenas de forma teórica, bem como as escolhas metodológicas mais adequadas conforme o contexto dos alunos e da escola, gestão de tempo e espaço, postura, domínio de conteúdo e didática na hora de ministração das aulas. O PRP constitui-se como um ambiente enriquecedor de ganho de conhecimentos e compartilhamento de saberes, no qual todos os envolvidos são beneficiados, sejam os docentes preceptores, graduandos ou os alunos. Em vista disso, esse trabalho caracteriza-se como um relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Biologia, desenvolvido na Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho. O programa contemplou as primeiras e as segundas séries do turno vespertino, assim como as segundas e terceiras séries do turno noturno. A partir das experiências proporcionadas pelo programa, foi possível notar a importância da utilização das práticas alternativas associadas a contextualização no ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo considerados meios essenciais para resultados significativos no meio educacional, constituindo elementos fundamentais na prática docente. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho é descrever as atividades desenvolvidas nos três módulos da PRP, destacando os pontos positivos e negativos das principais atividades realizadas, além de retratar os desafios encontrados.
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