A importância da utilização de práticas alternativas associadas a contextualização no ensino-aprendizagem de Biologia: um relato de experiência do programa residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86910

Palavras-chave:

Contextualização, Ensino de Biologia, Metodologias diversificadas, Prática docente

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é essencial na formação docente, pois possibilita que o estudante de licenciatura tenha o contato com o ambiente escolar durante 18 meses, esse prazo mais longo permite que o graduando adquira inúmeras experiências, como aperfeiçoamento de habilidades, que muitas vezes são trabalhadas apenas de forma teórica, bem como as escolhas metodológicas mais adequadas conforme o contexto dos alunos e da escola, gestão de tempo e espaço, postura, domínio de conteúdo e didática na hora de ministração das aulas. O PRP constitui-se como um ambiente enriquecedor de ganho de conhecimentos e compartilhamento de saberes, no qual todos os envolvidos são beneficiados, sejam os docentes preceptores, graduandos ou os alunos. Em vista disso, esse trabalho caracteriza-se como um relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Biologia, desenvolvido na Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho. O programa contemplou as primeiras e as segundas séries do turno vespertino, assim como as segundas e terceiras séries do turno noturno. A partir das experiências proporcionadas pelo programa, foi possível notar a importância da utilização das práticas alternativas associadas a contextualização no ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo considerados meios essenciais para resultados significativos no meio educacional, constituindo elementos fundamentais na prática docente. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho é descrever as atividades desenvolvidas nos três módulos da PRP, destacando os pontos positivos e negativos das principais atividades realizadas, além de retratar os desafios encontrados.

Biografia do Autor

Verônica Almieira da Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências: Biologia e Química, pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2024. Atualmente, cursando o mestrado no programa de pós-graduação em Ciências Ambientais.

Juscélia Araújo e Araújo, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas. 

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Rocha, V. A. da, Araújo, J. A. e, Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). A importância da utilização de práticas alternativas associadas a contextualização no ensino-aprendizagem de Biologia: um relato de experiência do programa residência pedagógica. Revista Sustinere, 13, 257–279. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86910