Relato de experiência do programa de residência pedagógica de Biologia com alunos da modalidade EJA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86906

Palabras clave:

Modelos didáticos, Prática docente, Vivência escolar

Resumen

El Programa de Residencia Pedagógica se desarrolla con el objetivo principal de mejorar la práctica docente de los estudiantes de pregrado, insertando a estos estudiantes en el ámbito escolar. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo describir las actividades desarrolladas a lo largo del período de la Residencia Pedagógica en Biología y reportar las experiencias adquiridas durante este período, destacando dificultades y aprendizajes. En este trabajo con enfoque cualitativo, presentamos un relato de experiencia ocurrido durante el período de la Residencia Pedagógica del núcleo de Biología de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM), en el Instituto de Educación, Agricultura y Medio Ambiente (IEAA), en la ciudad de Humaitá-AM. Los resultados obtenidos fueron muy satisfactorios, especialmente en lo relacionado con la obtención de conocimientos y experiencias adquiridas.

Biografía del autor/a

Raquel Amorim Pinto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Estudante do Curso de Licenciatura em Ciência: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas UFAM

Juracy Santos Pereira, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Docente da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em Humaitá/AM na Escola Estadual Duque de Caxias.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Publicado

2025-04-10

Cómo citar

Pinto, R. A., Pereira, J. S., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Relato de experiência do programa de residência pedagógica de Biologia com alunos da modalidade EJA. Revista Sustinere, 13, 184–199. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86906