Relato de experiência do programa de residência pedagógica de Biologia com alunos da modalidade EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86906

Palavras-chave:

Modelos didáticos, Prática docente, Vivência escolar

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica é desenvolvido com o principal objetivo de aperfeiçoar a prática docente dos estudantes de cursos de licenciatura, inserindo esses estudantes no ambiente escolar. Neste sentido, este trabalho tem como objetivos descrever as atividades desenvolvidas ao longo do período de Residência Pedagógica de Biologia e relatar as experiências adquiridas nesse período, destacando dificuldades e aprendizagens. Neste trabalho de abordagem qualitativa, apresentamos um relato de experiência que ocorreu durante o período de vivência do programa de Residência Pedagógica do núcleo de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), na cidade de Humaitá-AM. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, principalmente em relação a obtenção de conhecimentos e experiências adquiridas.

Biografia do Autor

Raquel Amorim Pinto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Estudante do Curso de Licenciatura em Ciência: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas UFAM

Juracy Santos Pereira, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Docente da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em Humaitá/AM na Escola Estadual Duque de Caxias.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Pinto, R. A., Pereira, J. S., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Relato de experiência do programa de residência pedagógica de Biologia com alunos da modalidade EJA. Revista Sustinere, 13, 184–199. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86906