Estratégias complementares para o ensino de Biologia com ênfase na educação de jovens e adultos (EJA), por meio do programa residência pedagógica (PRP)
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86903Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Intervenções pedagógicas, Modelos didáticosResumo
O Programa Residência Pedagógica voltado a Educação de Jovens e Adultos (EJA), favorece que os licenciandos vivenciem o contexto escolar da EJA e os principais desafios dessa modalidade. Mediante, aos desafios de ensino-aprendizagem nessa modalidade, propõem-se como proposta para superação, a utilização de intervenções pedagógicas voltadas para o ensino de Biologia. O artigo em forma de relato de cunho qualitativo e descritivo das atividades desenvolvidas trás abordagens voltadas a intervenções pedagógicas desenvolvidas no primeiro e segundo semestre de 2023 na modalidade de ensino (EJA), por intermédio do Programa Residência Pedagógica, atividades essas, em uma escola pública no município de Humaitá-AM. Com o trabalho desenvolvido voltado para o ensino de Biologia no âmbito escolar proporcionou um aprendizado significativo e proveitoso.
Referências
ARAÚJO, P.A.; SILVA, A.F. Práticas Pedagógicas na EJA: Reflexões Sobre a Prática Docente. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências – RIEC, v.5, n.2, p. 114 – 129, 2022.
CARBONE, S.A.B. Dificuldades de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos-Uma reflexão com alfabetizadores da EJA. 2013. 1.39 f. Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018.
GERPE, R.L. Modelos Didáticos para o Ensino de Biologia e Saúde: Produzindo e Dando Acesso ao Saber Científico. Revista Educação Pública, v.20, n.15, p. 1 – 4, 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LEITE, C.J.S.N.; COSTA, O.A. Aulas Práticas no Ensino de Biologia: Uma Análise no Portal BDTD. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 16, n. 2, p. 1329-1342, 2023.
MOREIRA, D. A. O Método Fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2004
PITANO, S.C.; ROQUÉ, B.B. O uso de maquetes no processo de ensino aprendizagem segundo licenciandos em Geografia. Revista Educação Unisinos. v. 19, n. 11, p. 273-282, 2015.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p.5-24, 2006.
SILVA, J. J. L. et al. Produção de Exsicatas como Auxílio para o Ensino de Botânica na Escola. Conexões Ciência e Tecnologia, v.13, p. 30-37, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.