Estratégias complementares para o ensino de Biologia com ênfase na educação de jovens e adultos (EJA), por meio do programa residência pedagógica (PRP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86903

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Intervenções pedagógicas, Modelos didáticos

Resumo

O Programa Residência Pedagógica voltado a Educação de Jovens e Adultos (EJA), favorece que os licenciandos vivenciem o contexto escolar da EJA e os principais desafios dessa modalidade. Mediante, aos desafios de ensino-aprendizagem nessa modalidade, propõem-se como proposta para superação, a utilização de intervenções pedagógicas voltadas para o ensino de Biologia. O artigo em forma de relato de cunho qualitativo e descritivo das atividades desenvolvidas trás abordagens voltadas a intervenções pedagógicas desenvolvidas no primeiro e segundo semestre de 2023 na modalidade de ensino (EJA), por intermédio do Programa Residência Pedagógica, atividades essas, em uma escola pública no município de Humaitá-AM. Com o trabalho desenvolvido voltado para o ensino de Biologia no âmbito escolar proporcionou um aprendizado significativo e proveitoso.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza da Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Atualmente é estudante da Universidade Federal do Amazonas do curso de Licenciatura em Ciências- Biologia e Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, foi bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) durante o período de 2020-2022, atualmente atua como bolsista no Programa Residência Pedagógica (PRP) na área do ensino de Biologia. Em que atualmente está vinculado também a projetos a iniciação científica (IC) de forma voluntária, que são as pesquisas na área de ensino de Biologia sob o projeto " As Coleções Biológicas no Processo De Ensino-Aprendizagem Em Botânica na Escola Pública no município de Humaitá-AM" . Na área da Química mediante a pesquisa " Avaliação dos parâmetros físico-químicos dos filés de Tambaqui ( Colossoma macropomum) cultivado em sistemas de aquaponia e psiculturas numa propriedade situada no município de Humaitá-AM

Juracy Santos Pereira, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (2013) e graduação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Amazonas (2005); Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2010) e Especialização em Gestão Escolar (2014). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024). 

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Cruz, M. de S. da, Pereira, J. S., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Estratégias complementares para o ensino de Biologia com ênfase na educação de jovens e adultos (EJA), por meio do programa residência pedagógica (PRP). Revista Sustinere, 13, 127–144. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86903