Considerações sobre a residência pedagógica de Biologia - um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86884Palavras-chave:
Ensino de biologia, Formação de professores, Prática pedagógicaResumo
Este trabalho tem como objetivo, relatar sobre a experiência vivenciada durante o Programa Residência Pedagógica- subprojeto de Biologia. Sendo de caráter descritivo, a participação no PRP foi realizada no período de novembro de 2022 a maio de 2024, com atividades na Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho- GM3, situada no município de Humaitá- AM, abrangendo assim, turmas do ensino médio e EJA. Ao estar inserido no ambiente escolar, espera-se que o graduando inicie a construção de suas habilidades e ações como futuro profissional. Assim, nos permite refletir em como mudar a forma com que avaliamos nossos alunos e também, em pensar o que podemos fazer para mudar essa situação, quais meios serão mais efetivos para um melhor aprendizado.
Referências
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Chamada pública para apresentação de projetos institucionais edital 24/2022- Programa Residência Pedagógica. 2022.
PACHECO, L. C.; SAUERWEIN, I. P. S. Contribuições e possibilidades da Residência Pedagógica para a formação inicial de professores de Física: um relato de experiência. Revista de Iniciação à Docência, v. 7, n. 2, p. 41- 55, 2022. DOI: 10.22481/riduesb.v7i2.10917. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10917. Acesso em: 18 de janeiro de 2024.
FERREIRA, P. C. C.; SIQUEIRA, M. C. Da S. Residência Pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Residência Pedagógica em Debate. Revista Práticas de Linguagem, v. 10, n.1, p. 7- 19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/issue/view/1482. Acesso em: 18 de janeiro de 2024.
FREITAS, M. N. de; WERNECK, A. L.; RIBEIRO, R. de C. H. M.; POMPEO, D. A.; RODRIGUES, L. C. Uso do Google Sala de Aula no Ensino-Aprendizagem de Anatomia Humana. Revista Sustinere, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 478–497, 2022. DOI: 10.12957/sustinere.2021.53753. Disponível em: Uso do Google Sala de Aula no Ensino-Aprendizagem de Anatomia Humana | Revista Sustinere (uerj.br). Acesso em: 22 jun. 2024.
LEMKE, C. S.; HENTGES, A. Contribuições dos preceptores do programa de residência pedagógica para os residentes/licenciandos em Ciências Biológicas do IFSUL CAVG no cenário pandêmico. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 16, n. 2, p. 1509–1521, 2023. DOI: 10.46667/renbio.v16i2.1037. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1037 . Acesso em: 7 de maio de 2024.
SANTOS, T. da S.; SANTOS, T. I. S.; LANDIM, M. F. Contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes: uma experiência em Aracaju, SE. Revista Fórum Identidades, Itabaiana- SE, ano 9, v. 18, n. 18, mai./ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4754. Acesso em: 18 de janeiro de 2024.
SIMS, D. S. A aprendizagem da docência sob a ótica dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Programa Residência Pedagógica. 2020. 93 f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação do Centro de Educação e Ciências Humanas, da Universidade de Federal de São Carlos para obtenção do título de Mestre Profissional em Educação. São Carlos- SP, 2020.
ZANCUL, M. de S. O Estágio Supervisionado em ensino segundo a percepção de licenciandos em Ciências Biológicas. Revista Simbio-Logias, v.4, n.6, p. 24- 35, 2011. Disponível em: https://www.ibb.unesp.br/Home/ensino/departamentos/educacao/o-estagio-supervisionado-em-ensino-segundo-percepcao-de-licenciandos-em-cb.pdf. Acesso em: 16 de janeiro de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.