Considerações sobre a residência pedagógica de Biologia - um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86884

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Formação de professores, Prática pedagógica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, relatar sobre a experiência vivenciada durante o Programa Residência Pedagógica- subprojeto de Biologia. Sendo de caráter descritivo, a participação no PRP foi realizada no período de novembro de 2022 a maio de 2024, com atividades na Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho- GM3, situada no município de Humaitá- AM, abrangendo assim, turmas do ensino médio e EJA. Ao estar inserido no ambiente escolar, espera-se que o graduando inicie a construção de suas habilidades e ações como futuro profissional. Assim, nos permite refletir em como mudar a forma com que avaliamos nossos alunos e também, em pensar o que podemos fazer para mudar essa situação, quais meios serão mais efetivos para um melhor aprendizado.

Biografia do Autor

Ana Sara Diniz Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Licenciada em Ciências: Biologia e Química pela universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente- IEAA.

Felipe Sant' Anna Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNSL (2019). Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM (2021). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente, Educação e Saúde. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

Juscélia Araújo e Araújo, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Ferreira, A. S. D., Cavalcante, F. S. A., Araújo, J. A. e, Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Considerações sobre a residência pedagógica de Biologia - um relato de experiência. Revista Sustinere, 13, 23–42. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86884