Considerações sobre a residência pedagógica de Biologia - um relato de experiência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86884

Keywords:

Ensino de biologia, Formação de professores, Prática pedagógica

Abstract

Este trabalho tem como objetivo, relatar sobre a experiência vivenciada durante o Programa Residência Pedagógica- subprojeto de Biologia. Sendo de caráter descritivo, a participação no PRP foi realizada no período de novembro de 2022 a maio de 2024, com atividades na Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho- GM3, situada no município de Humaitá- AM, abrangendo assim, turmas do ensino médio e EJA. Ao estar inserido no ambiente escolar, espera-se que o graduando inicie a construção de suas habilidades e ações como futuro profissional. Assim, nos permite refletir em como mudar a forma com que avaliamos nossos alunos e também, em pensar o que podemos fazer para mudar essa situação, quais meios serão mais efetivos para um melhor aprendizado.

Author Biographies

Ana Sara Diniz Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Licenciada em Ciências: Biologia e Química pela universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente- IEAA.

Felipe Sant' Anna Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNSL (2019). Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM (2021). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente, Educação e Saúde. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

Juscélia Araújo e Araújo, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Published

2025-04-10

How to Cite

Ferreira, A. S. D., Cavalcante, F. S. A., Araújo, J. A. e, Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Considerações sobre a residência pedagógica de Biologia - um relato de experiência. Revista Sustinere, 13, 23–42. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86884