A importância das aulas experimentais no ensino de Biologia: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86901

Palavras-chave:

Aulas experimentais, Ensino de Biologia, Residência pedagógica

Resumo

O presente artigo visa relatar a importância das aulas experimentais no ensino de biologia, no programa residência pedagógica em uma escola pública em Humaitá-AM no ensino básico, um programa de formação de professores que promove a articulação entre a teoria e prática, foram realizadas aulas com metodologias experimentais utilizando os espaços no âmbito escolar, foi possível desenvolver novos métodos práticos para realizar as atividades abordando conteúdos científicos e possibilitando resultados satisfatórios com aulas experimentais realizadas durante esse processo de formação dos residentes, desta forma foi possível envolver os estudantes e possibilitar aos mesmos um amplo aprimoramento do conteúdo específico, proporcionando aos residentes alternativas  de desenvolver criatividades e estratégias durante as aulas , tendo em vista que , aulas experimentais no ensino de biologia são ferramenta pedagógica de grande valia pois estimula o aprendizado dos alunos  pois proporcionada uma abordagem prática e contextualizada no conhecimento científico promovendo o desenvolvimento das habilidades cognitiva e socioemocionais nos estudantes e preparando-os para uma participação ativa na construção e resolução dos desafios encontrados no ensino de biologia. As aulas experimentais transfiguram-se eficaz no ensino dos alunos do ensino básico, desenvolvendo habilidades que capacitam a resolução de atividades, trazendo conhecimento aos estudantes durante sua formação.

Biografia do Autor

Graciela Cristina Melo Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Discente do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá-AM.

Jacilma Siqueira Pinho Salvador, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2003), pós-graduação e Educação Ambiental Universidade Cândido Mendes (2008), Mestrado em Ciências Ambientais, linha de pesquisa Componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente é docente da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em Humaitá AM. Tem experiência como professora supervisora do PIBID e perceptora da Residência Pedagógica. Atualmente é docente do ensino médio na Escola Estadual Oswaldo Cruz nas disciplinas de Biologia, Sociologia, UCA - Meio Ambiente e Saúde e Projetos Integradores. 

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024). 

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

Referências

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.13, p.291-313, 2002.

INTERAMINENSE, B. K. S. A Importância das aulas práticas no ensino da Biologia: Uma Metodologia Interativa. Id On Line Revista de Psicologia, v.13, n.45, p.342-354, 2019.

LEITE, Cheylla Jayna Silva Nascimento; COSTA, Odaléia Alves da. Aulas práticas no ensino de Biologia: uma análise no portal BDTD. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1329–1342, 2023. DOI: 10.46667/renbio.v16i2.932. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/932. Acesso em: 7 maio. 2024.

LEMKE, Camila Salgado; HENTGES, Angelita. Contribuições dos preceptores do programa de residência pedagógica para os residentes/licenciandos em Ciências Biológicas do IFSUL CAVG no cenário pandêmico. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1509–1521, 2023. DOI: 10.46667/renbio.v16i2.1037. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1037. Acesso em: 7 maio. 2024.

LUZ, Priscyla Santiago da; LIMA, Josiane Ferreira de; AMORIM, Thamiris Vasconcelos. Aulas práticas para o ensino de biologia: contribuições e limitações no ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 36–54, 2018. DOI: 10.46667/renbio.v11i1.107. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/107. Acesso em: 7 maio. 2024.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4.ed. São Paulo: Editora Edusp, 2008.

SEVERO, Marcos Vinicius; SOARES, Briseidy Marchesan. Contribuições De Aulas Práticas Para O Ensino De Biologia Em Uma Escola De Santo Ângelo. Revista Ibero Americana de Humanidades, Ciências e Educação. [S. l.], v. 10, n. 3, p. 539–548, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13121. Acesso em: 5 maio. 2024.

Downloads

Publicado

10-04-2025

Como Citar

Guimarães, G. C. M., Salvador, J. S. P., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). A importância das aulas experimentais no ensino de Biologia: relato de experiência. Revista Sustinere, 13, 92–107. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86901