A importância das aulas experimentais no ensino de Biologia: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86901Keywords:
Aulas experimentais, Ensino de Biologia, Residência pedagógicaAbstract
O presente artigo visa relatar a importância das aulas experimentais no ensino de biologia, no programa residência pedagógica em uma escola pública em Humaitá-AM no ensino básico, um programa de formação de professores que promove a articulação entre a teoria e prática, foram realizadas aulas com metodologias experimentais utilizando os espaços no âmbito escolar, foi possível desenvolver novos métodos práticos para realizar as atividades abordando conteúdos científicos e possibilitando resultados satisfatórios com aulas experimentais realizadas durante esse processo de formação dos residentes, desta forma foi possível envolver os estudantes e possibilitar aos mesmos um amplo aprimoramento do conteúdo específico, proporcionando aos residentes alternativas de desenvolver criatividades e estratégias durante as aulas , tendo em vista que , aulas experimentais no ensino de biologia são ferramenta pedagógica de grande valia pois estimula o aprendizado dos alunos pois proporcionada uma abordagem prática e contextualizada no conhecimento científico promovendo o desenvolvimento das habilidades cognitiva e socioemocionais nos estudantes e preparando-os para uma participação ativa na construção e resolução dos desafios encontrados no ensino de biologia. As aulas experimentais transfiguram-se eficaz no ensino dos alunos do ensino básico, desenvolvendo habilidades que capacitam a resolução de atividades, trazendo conhecimento aos estudantes durante sua formação.
References
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.13, p.291-313, 2002.
INTERAMINENSE, B. K. S. A Importância das aulas práticas no ensino da Biologia: Uma Metodologia Interativa. Id On Line Revista de Psicologia, v.13, n.45, p.342-354, 2019.
LEITE, Cheylla Jayna Silva Nascimento; COSTA, Odaléia Alves da. Aulas práticas no ensino de Biologia: uma análise no portal BDTD. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1329–1342, 2023. DOI: 10.46667/renbio.v16i2.932. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/932. Acesso em: 7 maio. 2024.
LEMKE, Camila Salgado; HENTGES, Angelita. Contribuições dos preceptores do programa de residência pedagógica para os residentes/licenciandos em Ciências Biológicas do IFSUL CAVG no cenário pandêmico. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1509–1521, 2023. DOI: 10.46667/renbio.v16i2.1037. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1037. Acesso em: 7 maio. 2024.
LUZ, Priscyla Santiago da; LIMA, Josiane Ferreira de; AMORIM, Thamiris Vasconcelos. Aulas práticas para o ensino de biologia: contribuições e limitações no ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 36–54, 2018. DOI: 10.46667/renbio.v11i1.107. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/107. Acesso em: 7 maio. 2024.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4.ed. São Paulo: Editora Edusp, 2008.
SEVERO, Marcos Vinicius; SOARES, Briseidy Marchesan. Contribuições De Aulas Práticas Para O Ensino De Biologia Em Uma Escola De Santo Ângelo. Revista Ibero Americana de Humanidades, Ciências e Educação. [S. l.], v. 10, n. 3, p. 539–548, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13121. Acesso em: 5 maio. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the articles published in the Journal belong to Revista SUSTINERE your (s) in question (s) author (s), with first publication rights granted to the Revista SUSTINERE.
The published articles are publicly accessible, free to use, with mandatory assignment of original authorship, according to the licensing model Creative Commons 4.0 adopted by the magazine.