A importância das aulas experimentais no ensino de Biologia: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86901Palavras-chave:
Aulas experimentais, Ensino de Biologia, Residência pedagógicaResumo
O presente artigo visa relatar a importância das aulas experimentais no ensino de biologia, no programa residência pedagógica em uma escola pública em Humaitá-AM no ensino básico, um programa de formação de professores que promove a articulação entre a teoria e prática, foram realizadas aulas com metodologias experimentais utilizando os espaços no âmbito escolar, foi possível desenvolver novos métodos práticos para realizar as atividades abordando conteúdos científicos e possibilitando resultados satisfatórios com aulas experimentais realizadas durante esse processo de formação dos residentes, desta forma foi possível envolver os estudantes e possibilitar aos mesmos um amplo aprimoramento do conteúdo específico, proporcionando aos residentes alternativas de desenvolver criatividades e estratégias durante as aulas , tendo em vista que , aulas experimentais no ensino de biologia são ferramenta pedagógica de grande valia pois estimula o aprendizado dos alunos pois proporcionada uma abordagem prática e contextualizada no conhecimento científico promovendo o desenvolvimento das habilidades cognitiva e socioemocionais nos estudantes e preparando-os para uma participação ativa na construção e resolução dos desafios encontrados no ensino de biologia. As aulas experimentais transfiguram-se eficaz no ensino dos alunos do ensino básico, desenvolvendo habilidades que capacitam a resolução de atividades, trazendo conhecimento aos estudantes durante sua formação.
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