Relato de experiência: estratégias de atividades lúdicas no ensino de Biologia para suprir a evasão de alunos na modalidade da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86904

Palavras-chave:

Ensino lúdico, Jogos didáticos, Modalidades de ensino, EJA

Resumo

O artigo está vinculado ao relato de experiência do projeto de ensino: Residência Pedagógica do programa da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal - CAPES na disciplina de biologia, contribuindo para desenvolver novos saberes no ambiente escolar, voltado ao ensino de jovens e adultos-EJA. Será relatado todo o processo e atividades feitas na escola Duque de Caxias, no período noturno através do projeto de residência pedagógica. E incentivar os alunos a terem o interesse nas aulas de biologia com métodos de ensino-aprendizagem e desenvolver novos saberes no ambiente da escola ao qual não pode ser adquirido apenas em projetos em sala de aula. Apresentar as metodologias inovadoras desenvolvidas durante a estadia na modalidade de ensino EJA. Esse relato de experiência na modalidade EJA - ensino de Jovens e Adultos, foi uma produção que aborda os meios e alternativas que foram utilizados durante a regência no projeto e as atividades lúdicas que foram trabalhadas nas salas temáticas por intervenções elaboradas pelos alunos aos quais desenvolveram com matérias de baixo custa. E assim, fornecer os dados para a questão das evasões dos alunos de biologia na modalidade-EJA de uma escola de Humaitá-AM.

Biografia do Autor

Narkson Freitas Cunha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Discente do curso em Ciências e Educação Biologia e Química na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, campus de Humaitá - AM.

Felipe Sant' Anna Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNSL (2019). Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM (2021). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente, Educação e Saúde. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

Juracy Santos Pereira, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (2013) e graduação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Amazonas (2005); Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2010) e Especialização em Gestão Escolar (2014). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D. 

Referências

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Cunha, N. F., Cavalcante, F. S. A., Pereira, J. S., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Relato de experiência: estratégias de atividades lúdicas no ensino de Biologia para suprir a evasão de alunos na modalidade da EJA. Revista Sustinere, 13, 145–163. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86904