Residência pedagógica: contribuições didáticas e pedagógicas para formação de professores de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86883Palavras-chave:
Residência pedagógica, Formação de professores, Biologia, RelatoResumo
A Residência Pedagógica (RP) é um programa que visa a formação inicial de professores, sendo desenvolvida em cursos de licenciatura. Este trabalho apresenta o relato das contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial docente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, desenvolvido em uma escola pública do município de Humaitá - AM. Dessa forma, apresentamos as vivências dos residentes durante a execução das ações desenvolvidas na escola, o que lhe permitiu aprimorar e relacionar a teoria e com a prática no ambiente educacional. Portanto, a aproximação do licenciando com o ambiente escolar, favoreceu a construção de sua bagagem de conhecimento em relação a sua futura prática profissional, o que poderá repercutir positivamente, nas escolhas de sua prática didática e pedagógica em sala de aula.
Referências
ALTHAUS, M. T. M. Didática: da análise de suas contribuições nos cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Ponta Grossa à análise de suas repercussões na prática pedagógica do professor de escola pública. 1997, p. 140. Dissertação (Mestrado). UEPG.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
Edital CAPES n° 24/2022 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. https://sei.ufam.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1328093&id_orgao_publicacao=0
Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/imagens/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-
residência-pedagógica.pdf> Acessado em: 22 de janeiro de 2024.
CALDERANO, M. da A. O estágio curricular e os cursos de formação de professores: desafios de uma proposta orgânica. In: CALDERANO, M. da A. (Org.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de fora: Editora UFJF, 2012. p. 237-260.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.
FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. R. Educ. Pública, Cuiabá , v. 28, n. 68, p. 333-356, maio 2019 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972019000200333&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 26 dez. 2023. Epub 21-Jan-2020. https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).
FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade [online], v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002.
GARCIA. C. M. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo: Revista das Ciências da Educação, Lisboa, v. 8, p. 7-22, 2002.
Lemke, C. S., & Hentges, A. (2023). Contribuições dos preceptores do programa de residência pedagógica para os residentes/licenciandos em Ciências Biológicas do IFSUL CAVG no cenário pandêmico. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1509–1521. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1037
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola teoria e prática. José Carlos Libâneo. Organização e gestão da escola teoria e prática. Goiânia – 2008.
LIMA, Giovana Pereira dos Santos; FREITAS, Kátya Regina. Uso de Terrário na Disciplina de Ciências do Ensino Fundamental. Anais do 3º Seminário de Pesquisa Jr. Paraná, 26 nov. 2012.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ROMERO, Priscilla Gostinski. Terrário: Metodologia Diferenciada em Ensino de Ecologia. Centro Universitário La Salle. Biblioteca Universitária. Canoas, 2008.
RONQUI, Ludimilla; SOUZA, Marco Rodrigo de; FREITAS, Fernando Jorge Correia de. A importância das atividades práticas na área de biologia. Revista científica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED. 2009. Cacoal – RO. Disponível em: http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf. Acesso em 10 de Setembro de 2023.
RESES, Gabriela de Leon Nóbrega. Didática e Avaliação no Ensino de Ciências Biológicas. Centro Universitário Leonardo da Vinci – Indaial, Grupo UNIASSELVI, 2010.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SPOSITO, M. P.; CORROCHANO, M. C. A face oculta da transferência de renda para jovens no Brasil. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP. v. 17, n. 2, p. 141-172, 2005.
SADER, E. Refundar el estado. Posneoliberalismo en América Latina. Buenos Aires: Ediciones CTA, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2008.
SUÑE, L. S. de V. S., ARAÚJO, P. J. L. URQUIZA, R. de A. Desenho de Currículo para Desenvolver Competências: uma proposta metodológica. Aracaju: EDUNIT, 2015.
THIOLLENT, M. (2009). Metodologia de Pesquisa-ação. São Paulo: Saraiva.
VIVIANI, Daniela; COSTA, Arlindo. Práticas de Ensino de Ciências Biológicas. Centro Universitário Leonardo da Vinci – Indaial, Grupo UNIASSELVI, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.