Residência pedagógica: contribuições didáticas e pedagógicas para formação de professores de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86883

Palavras-chave:

Residência pedagógica, Formação de professores, Biologia, Relato

Resumo

A Residência Pedagógica (RP) é um programa que visa a formação inicial de professores, sendo desenvolvida em   cursos de licenciatura. Este trabalho apresenta o relato das contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial docente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, desenvolvido em uma escola pública do município de Humaitá - AM. Dessa forma, apresentamos as vivências dos residentes durante a execução das ações desenvolvidas na escola, o que lhe permitiu aprimorar e relacionar a teoria e com a prática no ambiente educacional. Portanto, a aproximação do licenciando com o ambiente escolar, favoreceu a construção de sua bagagem de conhecimento em relação a sua futura prática profissional, o que poderá repercutir positivamente, nas escolhas de sua prática didática e pedagógica em sala de aula.

Biografia do Autor

Ana Paula Guimarães da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduada do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA.

Jacilma Siqueira Pinho Salvador, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2003), pós-graduação e Educação Ambiental Universidade Cândido Mendes (2008), Mestrado em Ciências Ambientais, linha de pesquisa Componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente é docente da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em Humaitá AM. Tem experiência como professora supervisora do PIBID e perceptora da Residência Pedagógica. Atualmente é docente do ensino médio na Escola Estadual Oswaldo Cruz nas disciplinas de Biologia, Sociologia, UCA - Meio Ambiente e Saúde e Projetos Integradores.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Silva, A. P. G. da, Salvador, J. S. P., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Residência pedagógica: contribuições didáticas e pedagógicas para formação de professores de Biologia. Revista Sustinere, 13, 5–22. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86883