Residência pedagógica: contribuições didáticas e pedagógicas para formação de professores de Biologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86883

Keywords:

Residência pedagógica, Formação de professores, Biologia, Relato

Abstract

The Pedagogical Residency (RP) is a program aimed at initial teacher training, being developed in undergraduate courses. This work presents a report on the contributions of the Pedagogical Residency Program to the initial teacher training of the Bachelor of Science course: Biology and Chemistry at the Federal University of Amazonas, at the Institute of Agriculture and Environment Education, developed in a public school in the municipality of Humaitá - AM. In this way, we present the residents' experiences during the execution of the actions developed at the school, which allowed them to improve and relate theory and practice in the educational environment. Therefore, the student's approach to the school environment favored the construction of their knowledge in relation to their future professional practice, which could have a positive impact on the choices of their didactic and pedagogical practice in the classroom.

Author Biographies

Ana Paula Guimarães da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduada do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA.

Jacilma Siqueira Pinho Salvador, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2003), pós-graduação e Educação Ambiental Universidade Cândido Mendes (2008), Mestrado em Ciências Ambientais, linha de pesquisa Componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente é docente da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em Humaitá AM. Tem experiência como professora supervisora do PIBID e perceptora da Residência Pedagógica. Atualmente é docente do ensino médio na Escola Estadual Oswaldo Cruz nas disciplinas de Biologia, Sociologia, UCA - Meio Ambiente e Saúde e Projetos Integradores.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

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Published

2025-04-10

How to Cite

Silva, A. P. G. da, Salvador, J. S. P., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Residência pedagógica: contribuições didáticas e pedagógicas para formação de professores de Biologia. Revista Sustinere, 13, 5–22. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86883