As vivências no programa residência pedagógica e suas contribuições na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86907

Palavras-chave:

Construção professor, metodologias didáticas, ensino de biologia, relato de experiência, ensino-aprendizagem

Resumo

O processo de formação docente vem cada vez mais ganhando destaque entre as pesquisas relacionadas no campo da educação. Sendo assim, uma das etapas mais significativa na formação inicial docente é o contato com a escola. Com isso, foi criado o Programa Residência Pedagógica (PRP) é um dos programas da Capes que compõem a Política Nacional de Formação de Professores, que tem como finalidade incentivar e exaltar a formação docente. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências, as vivências e os saberes adquiridos durante a formação docente mediante a participação no Programa Residência Pedagógica no subprojeto de Biologia do curso de Licenciatura em Ciências - Biologia e Química da Universidade Federal do Amazona (UFAM). Sendo assim, o referido relato estabeleceu-se mediante as atividades e experiências vivenciadas durante o PRP com estudantes do 1º, 2º e 3º anos pertencentes a Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho – GM3 localizada no município de Humaitá – AM. Tais experiencias, se deram mediantes as atividades que foram subdivididos em 3 módulos distribuídos durante todo o decorrer do programa. A realização de práticas pedagógicas diversificadas possibilitou a inovação mediante as aulas tradicionais e, permitiram ao residente novos conhecimentos metodológicos, qualificando-o e contribuindo na sua formação inicial docente, além de contribuir na construção do conhecimento dos estudantes. Por fim, as vivencias no PRP foram de grande importância para a formação docente do residente, que colocou em prática os conhecimentos adquiridos no âmbito da universidade, e lhes proporcionou assim a interação entre todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Sandro Beleza Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduado em Licenciatura dupla em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Juscélia Araújo e Araújo, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas. 

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

Referências

AFONSO, Andreia Francisco. et al. O papel dos jogos didáticos nas aulas de química: aprendizagem ou diversão. Revista Pesquisa em Educação, v.8. n.1, p. 578-591, 2018.

BEREZUK, P. A.; INADA, P. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, estado do Paraná. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, v. 32, n. 2, p. 207-215, 2010.

CACHAPUZ, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1997.

CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Edital Capes nº 6/2018 - Residência Pedagógica.

COSTA, Karoliny Mendes da. A aprendizagem baseada em projetos no ensino de Química promovendo aprendizagem significativa crítica. 2020. 171 f. Dissertação (Mestrado). Instituto Federal do Espirito Santo, Campus Vila Velha, Vila Velha, 2020.

FARIAS, M. S. F. Roteiros de aprendizagem: orientações para elaboração de roteiros de aprendizagem. Dissertação de Mestrado - Manaus - AM: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, 2019.

FREITAS, M. C.; FREITAS, M.; ALMEIDA, M. Residência Pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas. v.1, n.2, p.1-12, 2020.

GONÇALVES, Patrícia Almeida Tavares; BEZERRA, Norma Suely Ramos Freire; TORRES, Cicero Magerbio Gomes. Residência Pedagógica: Percepção dos Residentes Sobre a Formação Docente em Ciências Biológicas. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 1617-1626, 2023.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198, 2009.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4ª ed., São Paulo: Editora Edusp, 2008.

LEITE, Cheylla Jayna Silva Nascimento; COSTA, Odaléia Alves da. Aulas práticas no ensino de Biologia: uma análise no portal BDTD. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 1329-1342, 2023.

LEMKE, Camila Salgado; HENTGES, Angelita. Contribuições dos preceptores do programa de residência pedagógica para os residentes/licenciandos em Ciências Biológicas do IFSUL CAVG no cenário pandêmico. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 1509-1521, 2023.

MOTA, Paula Alexandra Trindade et al. O desafio da formação docente. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, p. 1-9, set./set. 2021.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de Metamorfose da Escola. Educacão & Realidade, v. 44, n. 3, 2019.

OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias. 2010 v. 2, n. 3, p. 1-16, 2010.

PEREIRA, Beatriz et al. História do currículo como história do presente: investigando movimentos de produção da docência no projeto fundão Biologia–UFRJ. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 289-309, 2023.

PINTO, Mac David da Silva; OLIVEIRA, Michelle Gomes de; SOUZA, Taynara Pereira de. Professor de Ciências e Biologia: Caminhos e Experiências Formativas do Programa de Residência Pedagógica em Tempos de Pandemia. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, 2023.

REIS, Leandro Passarinho Júnior; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues. O Programa Residência Pedagógica e a aproximação com a docência em biologia: vivências, desafios e possibilidades. Revista da Faculdade de Educação, v. 34, n. 2, p. 101-120, 2020.

RODRIGUES, Roberto Marques et al. Contribuições dos programas de iniciação à docência e residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em química: relato de experiência. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 53-65, 2022.

SANTOS, Dayanna Carvalho Rocha et al. Residência Pedagógica: um incentivo para a formação e atuação docente no ensino de biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 57586-57593, 2020.

SILVA, Renata Maria da et al. Programa de Residência Pedagógica-Subprojeto Biologia: Estratégias, Desafios e Possibilidades da Regência Remota. 2022.

SILVEIRA, Dieison Prestes da et al. A formação de professores como possibilidade de (trans)formação social: uma análise baseada em estudos bibliográficas. Research, Society and Development, v. 10, n.12, p. 1-9, set. 2021.

SILVEIRA, Dieison Prestes da et al. Uma análise multidimensional na formação de professores: tecendo um novo olhar no campo da educação. Revista Dialogus, Cruz Alta, v. 9, n. 3, p. 37-45, 2020.

SILVESTRE, Magali Aparecida. Práticas de Estágio no Programa de Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP/GUARULHOS. In: ANDRÉ, Marli (org.). Práticas Inovadora na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2017.

VAZ, Leandro Matheus de Carvalho; CRUZ, Beatriz Rodrigues da; LIPPI, Maria do Socorro Silva Pereira. Saúde e Meio Ambiente no Ensino de Ciências: um relato de caso na Residência Pedagógica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 222-238, 2022.

VIEIRA, Valdecir Junior da Costa; CORRÊA, Maria José Pinheiro. O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de Botânica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 309-327, 2020.

ZALUSKI, Felipe Cavalheiro; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de. Metodologias ativas: uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – CIET, Encontro de Pesquisadores em educação a distância – EnPED, 2018. Educação e tecnologias: inovação em cenários em transição. Anais eletrônicos. p. 2, 2018.

Downloads

Publicado

10-04-2025

Como Citar

Cruz, S. B., Araújo, J. A. e, Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). As vivências no programa residência pedagógica e suas contribuições na formação docente. Revista Sustinere, 13, 200–225. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86907