As vivências no programa residência pedagógica e suas contribuições na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86907Palavras-chave:
Construção professor, metodologias didáticas, ensino de biologia, relato de experiência, ensino-aprendizagemResumo
O processo de formação docente vem cada vez mais ganhando destaque entre as pesquisas relacionadas no campo da educação. Sendo assim, uma das etapas mais significativa na formação inicial docente é o contato com a escola. Com isso, foi criado o Programa Residência Pedagógica (PRP) é um dos programas da Capes que compõem a Política Nacional de Formação de Professores, que tem como finalidade incentivar e exaltar a formação docente. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências, as vivências e os saberes adquiridos durante a formação docente mediante a participação no Programa Residência Pedagógica no subprojeto de Biologia do curso de Licenciatura em Ciências - Biologia e Química da Universidade Federal do Amazona (UFAM). Sendo assim, o referido relato estabeleceu-se mediante as atividades e experiências vivenciadas durante o PRP com estudantes do 1º, 2º e 3º anos pertencentes a Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho – GM3 localizada no município de Humaitá – AM. Tais experiencias, se deram mediantes as atividades que foram subdivididos em 3 módulos distribuídos durante todo o decorrer do programa. A realização de práticas pedagógicas diversificadas possibilitou a inovação mediante as aulas tradicionais e, permitiram ao residente novos conhecimentos metodológicos, qualificando-o e contribuindo na sua formação inicial docente, além de contribuir na construção do conhecimento dos estudantes. Por fim, as vivencias no PRP foram de grande importância para a formação docente do residente, que colocou em prática os conhecimentos adquiridos no âmbito da universidade, e lhes proporcionou assim a interação entre todos os envolvidos.
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