Residência pedagógica: utilização da tecnologia para o ensino de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86908Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Formação de professores, Tecnologia, AprendizagemResumo
O presente artigo tem a proposta de elaborar um relatório que busca descrever as experiências vivenciadas na Instituição Pública na escola Oswaldo Cruz, dividido em observação, planejamento e regência, nos dois períodos matutinos e vespertino que começou no dia 28 de novembro de 2022. A residência pedagógica um projeto que vista aos alunos saberem como e está dentro da escola, conhecer o ambiente escolar, os professores a gestora e outro funcionário que faz parte do corpo docente da escola, e assim nos se aproximando conhecendo os ambientes escolares. A análise das redes engloba o estudo tanto da sua estrutura geral quanto dos padrões de relacionamento existentes entre seus atores, o que permite uma compreensão ampla acerca da dinâmica das relações sociais nelas presentes. A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) vem sendo utilizada de maneira significativa no processo educacional pelo fato da globalização exigir que a informação seja disseminada de maneira ágil e moderna. A nossa metodologia e este trabalho é um relato da experiência que foi desenvolvido mediante a participação do PRP do projeto de Biologia para os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências: Biológicas e Química da Universidade Federal do Amazonas- UFAM. A regência foi realizada com a supervisão da professora preceptora, iniciando em 21 de novembro de 2022 e finalizando em abril de 2024. O projeto tem como objetivo compreender o planejamento escolar, de modo a habilitar-se gradualmente para realização autônoma desta tarefa, ou seja, fazer planejamento de aula. Os resultados que orientaram a elaboração das atuais propostas promoveram a convocação de comissões com objetivo de estudo e elaboração de novas propostas a luz dos conhecimentos legais, dos programas e análise de resultado das parcerias entre PRP, programa residência e a escola de ensino médio, e assim aprimorando os conhecimentos como futuros professores. Pode se concluir com a essa experiencia que tivemos durante a vigência na escola do ensino médio na área da biologia foi bastante satisfatória pois obtemos novos conhecimento dentro da escola e fora também, pois tivemos uma boa relação com a nossa preceptora da escola, com base na pesquisa realizada percebeu-se que o PRP favoreceu a troca mútua de saberes entre a universidade e a escola, de forma significativa para ambos, aproximando a formação acadêmica das reais demandas do ensino público.
Referências
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