Residência pedagógica: utilização da tecnologia para o ensino de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86908

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Formação de professores, Tecnologia, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem a proposta de elaborar um relatório que busca descrever as experiências vivenciadas na Instituição Pública na escola Oswaldo Cruz, dividido em observação, planejamento e regência, nos dois períodos matutinos e vespertino que começou no dia 28 de novembro de 2022. A residência pedagógica um projeto que vista aos alunos saberem como e está dentro da escola, conhecer o ambiente escolar, os professores a gestora e outro funcionário que faz parte do corpo docente da escola, e assim nos se aproximando conhecendo os ambientes escolares. A análise das redes engloba o estudo tanto da sua estrutura geral quanto dos padrões de relacionamento existentes entre seus atores, o que permite uma compreensão ampla acerca da dinâmica das relações sociais nelas presentes. A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) vem sendo utilizada de maneira significativa no processo educacional pelo fato da globalização exigir que a informação seja disseminada de maneira ágil e moderna. A nossa metodologia e este trabalho é um relato da experiência que foi desenvolvido mediante a participação do PRP do projeto de Biologia para os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências: Biológicas e Química da Universidade Federal do Amazonas- UFAM. A regência foi realizada com a supervisão da professora preceptora, iniciando em 21 de novembro de 2022 e finalizando em abril de 2024. O projeto tem como objetivo compreender o planejamento escolar, de modo a habilitar-se gradualmente para realização autônoma desta tarefa, ou seja, fazer planejamento de aula. Os resultados que orientaram a elaboração das atuais propostas promoveram a convocação de comissões com objetivo de estudo e elaboração de novas propostas a luz dos conhecimentos legais, dos programas e análise de resultado das parcerias entre PRP, programa residência e a escola de ensino médio, e assim aprimorando os conhecimentos como futuros professores. Pode se concluir com a essa experiencia que tivemos durante a vigência na escola do ensino médio na área da biologia foi bastante satisfatória pois obtemos novos conhecimento dentro da escola e fora também, pois tivemos uma boa relação com a nossa preceptora da escola, com base na pesquisa realizada percebeu-se que o PRP favoreceu a troca mútua de saberes entre a universidade e a escola, de forma significativa para ambos, aproximando a formação acadêmica das reais demandas do ensino público.

Biografia do Autor

Valessa Caroline Felix dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Graduanda em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Campus Vale do Rio Madeira, Humaitá-Amazonas.

Felipe Sant' Anna Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNSL (2019). Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM (2021). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente, Educação e Saúde. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

Jacilma Siqueira Pinho Salvador, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2003), pós-graduação e Educação Ambiental Universidade Cândido Mendes (2008), Mestrado em Ciências Ambientais, linha de pesquisa Componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente é docente da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em Humaitá AM. Tem experiência como professora supervisora do PIBID e perceptora da Residência Pedagógica. Atualmente é docente do ensino médio na Escola Estadual Oswaldo Cruz nas disciplinas de Biologia, Sociologia, UCA - Meio Ambiente e Saúde e Projetos Integradores. 

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

Referências

CALDERANO, M. da A. O estágio curricular e os cursos de formação de professores: desafios de uma proposta orgânica. In: CALDERANO, M. da A. (Org.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de fora: Editora UFJF, 2012. p. 237-260.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHNEIDER, H.N. A escola como uma organização de aprendizagem interativa informatizada. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, São Leopoldo, RS, Brasil, 13, 2002.

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Santos, V. C. F. dos, Cavalcante, F. S. A., Salvador, J. S. P., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Residência pedagógica: utilização da tecnologia para o ensino de Biologia. Revista Sustinere, 13, 226–238. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86908