Metodologias ativas no ensino de Biologia com turmas do EJA: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86905Keywords:
Estratégias pedagógicas, Metodologias ativas, Programa Residência PedagógicaAbstract
Aulas práticas de biologia auxiliam os alunos no ensino-aprendizagem, mostrando através de uma abordagem de ensino diferenciada, uma nova forma de se familiarizar e adquirir experiências com a biologia, aproximando as práticas da realidade. Diante disso, o Programa de Residência Pedagógica traz uma experiência para o residente, fazendo com que haja uma familiarização com o âmbito escolar, antes mesmo de sua formação. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência dentro do Programa de Residência Pedagógica núcleo de biologia, abordando a experiência adquirida durante esse período na Escola Estadual Duque de Caxias com os alunos de educação de jovens e adultos (EJA) na cidade de Humaitá-AM. A metodologia utilizada durante o período na escola foi dividida em três módulos, inicialmente ocorreu a observação do âmbito escolar e o planejamento de aulas didáticas, sequencialmente aulas supervisionadas ocorreram por meio de slides, rodas de conversas, jogos virtuais abordando o conteúdo de biologia. Portanto, entende-se a suma importância da biologia no cotidiano do discente, levando a ter uma nova experiência, tendo em vista que com aproximação do aluno com o ensino de biologia. Além disso, os discentes adquirem mais informações relevantes sobre diversos conteúdos de biologia que podem ser encontradas próximas de si, dentro da realidade de cada um.
References
ALARCÃO, I. Escola reflexiva e a nova racionalidade. Porto Alegre. Artmedid Editora. 2005.
AQUINO, Julio Gropa. A relação professor-aluno: do pedagógico ao institucional. São Paulo: Summus, 1996.
ARAUJO, José Carlos Souza. Do quadro negro à lousa virtual: técnicas, tecnologia e tecnicismo. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Técnicas de ensino: Novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006.
Bacich, L. Tanzi, A. N. & Trevisani, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-30.
BELFOR, J. A.; SENA, I. S.; SILVA, D. K. B. da; LOPES, B. R. da S.; JUNIOR, M. K.; SANTOS, B. E. F. dos. Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira. Ciencia & saude coletiva, v. 23, p. 73-82, 2018.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, p. 35-48, 2003.
CARVALHO, J. W. L. T. Bacias Hidrográficas Simuladas em Maquetes. Pratica Pedagógica Para o 6° Ano do Ensino Fundamental. Trabalho de Graduação (Licenciatura em Geografia) – Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
CARNEIRO, K. T. Por uma memória do jogo: a presença do jogo na infância de octogenários e nonagenários. 273 f. Tese (doutorado em Educação Escolar). Unesp - Universidade Estadual Paulista, 2015.
FONTOURA, H. A. da. Formação de professores para a justiça social: uma reflexão sobre a docência na residência pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 1, p. 120-133, 2017.
FOFONCA, E. (s.d.). Contextos da educação básica e da educação superior. v. 1, 19, p.23.
GOMES, R.; PADILHA, R. de Q.; LIMA, V. V.; SILVA, C. M. F. P. da. Avaliação de percepções sobre gestão da clínica em cursos orientados por competência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, 17-28, 2018.
GONÇALVES, Maria Fernanda. Currículo Oculto e Culturas de aprendizagem na formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GOUVEIA, D. D. S. M.; SILVA, A. M. T. B. D. A formação educacional na EJA: dilemas e representações sociais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(3), 749-767, 2015.
MACHADO, J. L. M.; MACHADO, V. M.; VIEIRA, J. E. Formação e seleção de docentes para currículos inovadores na graduação em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 3, p. 326-333, 2011.
MILANESI, Irton et al. O estágio interdisciplinar no processo de formação docente. Cáceres-MT: UNEMAT Editora, 2008.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. II, Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.), PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
OLIVEIRA, F. M. do C. da S. N. de.; FERREIRA, E. C.; RUFINO, N. A.; SANTOS, M. da S. S. dos. Educação permanente e qualidade da assistência à saúde: aprendizagem significativa no trabalho da enfermagem. Aquichan, v. 11, n. 1, 2011.
PEDROSA, I. L.; LIRA, G. A. de; OLIVEIRA, B. de; SILVA, M. do S. M. L.; SANTOS, M. B. dos; SILVA, E. A. da; FREIRE, D. M. C. Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde. Trabalho, v. 9, n. 2, p. 319-332, 2011.
QUEIROZ, G. R. P. C. Processo de Formação de Professores Artistas Reflexivos de Física. Revista Cedes, v. 22, n.74, p. 97-119, 2001.
RIBEIRO, C. D. M. O trabalho de campo como dispositivo de ensino, pesquisa e extensão na graduação de Medicina e Odontologia. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 17, p. 947-957, 2013.
RICARDO, et al. Da Observação a Regência: Um olhar sobre o Estágio Docente em Eletrônica Digital. Campina Grande: Editora Realize, 2018.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 9. Ed – Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
SIMIELLI, M. E. R.; GIRARDI, G.; MORONE, R. Maquete de relevo: um recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo, n. 87, p. 131-148, 2007
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the articles published in the Journal belong to Revista SUSTINERE your (s) in question (s) author (s), with first publication rights granted to the Revista SUSTINERE.
The published articles are publicly accessible, free to use, with mandatory assignment of original authorship, according to the licensing model Creative Commons 4.0 adopted by the magazine.