Metodologias ativas no ensino de Biologia com turmas do EJA: um relato de experiência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86905

Keywords:

Estratégias pedagógicas, Metodologias ativas, Programa Residência Pedagógica

Abstract

Aulas práticas de biologia auxiliam os alunos no ensino-aprendizagem, mostrando através de uma abordagem de ensino diferenciada, uma nova forma de se familiarizar e adquirir experiências com a biologia, aproximando as práticas da realidade. Diante disso, o Programa de Residência Pedagógica traz uma experiência para o residente, fazendo com que haja uma familiarização com o âmbito escolar, antes mesmo de sua formação. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência dentro do Programa de Residência Pedagógica núcleo de biologia, abordando a experiência adquirida durante esse período na Escola Estadual Duque de Caxias com os alunos de educação de jovens e adultos (EJA) na cidade de Humaitá-AM. A metodologia utilizada durante o período na escola foi dividida em três módulos, inicialmente ocorreu a observação do âmbito escolar e o planejamento de aulas didáticas, sequencialmente aulas supervisionadas ocorreram por meio de slides, rodas de conversas, jogos virtuais abordando o conteúdo de biologia. Portanto, entende-se a suma importância da biologia no cotidiano do discente, levando a ter uma nova experiência, tendo em vista que com aproximação do aluno com o ensino de biologia. Além disso, os discentes adquirem mais informações relevantes sobre diversos conteúdos de biologia que podem ser encontradas próximas de si, dentro da realidade de cada um.

Author Biographies

Raíza Pimenta Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Discente do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá-AM.

Felipe Sant' Anna Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNSL (2019). Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM (2021). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente, Educação e Saúde. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

Juracy Santos Pereira, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (2013) e graduação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Amazonas (2005); Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2010) e Especialização em Gestão Escolar (2014). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas; Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atuando nas áreas de Ciências, Ensino de Botânica e Ciências Ambientais. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB). CRBio-6 sob nº 073096/AM-D

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Published

2025-04-10

How to Cite

Cardoso, R. P., Cavalcante, F. S. A., Pereira, J. S., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Metodologias ativas no ensino de Biologia com turmas do EJA: um relato de experiência. Revista Sustinere, 13, 164–183. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86905