Experiências adquiridas em sala de aula durante a residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86909

Palavras-chave:

Aulas práticas, Formação, Módulo, Residência pedagógica

Resumo

O artigo apresenta o relato da residente Vanessa Santos de Almeida sobre sua experiência nos três módulos do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Ciências: Biologia e Química, durante a Licenciatura na UFAM campus Humaitá. Destacando a contribuição positiva da residência em sua formação pessoal e profissional, sob a supervisão da professora Jacilma de Siqueira Pinho Salvador na escola estadual Oswaldo Cruz. Durante a residência, os residentes participaram ativamente em atividades como correções, regências em sala de aula e intervenções pedagógicas, enriquecendo sua experiência prática. A importância da residência pedagógica para os licenciandos é ressaltada, pois proporciona uma visão realista do ambiente escolar e promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para atuação como futuros professores. A pressão inicial foi superada com sucesso, permitindo aos residentes adquirirem conhecimentos práticos valiosos para aplicar com os alunos da escola. A coordenação da residência e a professora preceptora orientaram os residentes na observação do funcionamento da escola e no cumprimento das metas estabelecidas em cada módulo, preparando-os adequadamente para o ambiente escolar. A autonomia adquirida pelos futuros professores durante a residência é fundamental para lidar com os desafios da sala de aula, desenvolvendo atividades e dinâmicas educativas de forma eficaz. Em suma, a residência pedagógica proporcionou uma experiência enriquecedora, contribuindo significativamente para sua formação acadêmica e profissional. A reflexão sobre a importância desta etapa na preparação dos licenciandos evidencia a relevância do contato direto com a prática docente, preparando-os para os desafios e responsabilidades que enfrentarão ao ingressar na carreira educacional.

Biografia do Autor

Vanessa Santos de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Discente do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Humaitá-AM.

Jacilma Siqueira Pinho Salvador, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC)

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2003), pós-graduação e Educação Ambiental Universidade Cândido Mendes (2008), Mestrado em Ciências Ambientais, linha de pesquisa Componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente é docente da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em Humaitá AM. Tem experiência como professora supervisora do PIBID e perceptora da Residência Pedagógica. Atualmente é docente do ensino médio na Escola Estadual Oswaldo Cruz nas disciplinas de Biologia, Sociologia, UCA - Meio Ambiente e Saúde e Projetos Integradores.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2022). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA (2020). Mestra em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015), com especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am (2010). Servidora Requisitada para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) - Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário de Rondônia (2024).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Pós-doutor em Ciência do Solo. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, ministrando aulas nos cursos de graduação e na pós-graduação. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Ensino de Botânica e Etnobotânica. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). CRBio-6 sob n 073096/AM-D.

Referências

AMATUZZI, Mauro. Experiência: um termo chave para a Psicologia. Memorandum: Memória e História em Psicologia, [S. l.], v. 13, p. 8–15, 2007.

BOTTI, Sérgio Henrique; REGO, Sérgio. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis?. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 3, p. 363–373, 2007.

LIBÂNEO, José. Carlos. O planejamento escolar. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 221.

MENDONÇA. P. R. L. et al. O ensino da biologia como uma ferramenta social, crítica e educacional. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar, v. 1, n. 1, p. 400-413, 2017.

PANNUTI, M. P. A relação teoria e prática na Residência Pedagógica. XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). 2015.

PROGRAMA de residência pedagógica. Gov.br, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa- residencia-pedagogica. Acesso em: 24, jan. 2024.

SANTOS, Ana Claudia Ramos. O projeto político pedagógico: conceitos e significados na democratizaçao da escola. 2001. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2015/1%20%20ARTIGOS/O%20PROJE TO%20POLITICO%20PEDAGOGICO%20CONCEITO S%20E%20SIGNIFICADOS%20NA%20DEMOCRATIZACAO%20DA%20ESCOLA.PDF. Acesso em: 20 jan. 2024.

Downloads

Publicado

10-04-2025

Como Citar

Almeida, V. S. de, Salvador, J. S. P., Costa, R. D. da S., & Lima, R. A. (2025). Experiências adquiridas em sala de aula durante a residência pedagógica. Revista Sustinere, 13, 239–256. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86909