Experiências adquiridas em sala de aula durante a residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.86909Palavras-chave:
Aulas práticas, Formação, Módulo, Residência pedagógicaResumo
O artigo apresenta o relato da residente Vanessa Santos de Almeida sobre sua experiência nos três módulos do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Ciências: Biologia e Química, durante a Licenciatura na UFAM campus Humaitá. Destacando a contribuição positiva da residência em sua formação pessoal e profissional, sob a supervisão da professora Jacilma de Siqueira Pinho Salvador na escola estadual Oswaldo Cruz. Durante a residência, os residentes participaram ativamente em atividades como correções, regências em sala de aula e intervenções pedagógicas, enriquecendo sua experiência prática. A importância da residência pedagógica para os licenciandos é ressaltada, pois proporciona uma visão realista do ambiente escolar e promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para atuação como futuros professores. A pressão inicial foi superada com sucesso, permitindo aos residentes adquirirem conhecimentos práticos valiosos para aplicar com os alunos da escola. A coordenação da residência e a professora preceptora orientaram os residentes na observação do funcionamento da escola e no cumprimento das metas estabelecidas em cada módulo, preparando-os adequadamente para o ambiente escolar. A autonomia adquirida pelos futuros professores durante a residência é fundamental para lidar com os desafios da sala de aula, desenvolvendo atividades e dinâmicas educativas de forma eficaz. Em suma, a residência pedagógica proporcionou uma experiência enriquecedora, contribuindo significativamente para sua formação acadêmica e profissional. A reflexão sobre a importância desta etapa na preparação dos licenciandos evidencia a relevância do contato direto com a prática docente, preparando-os para os desafios e responsabilidades que enfrentarão ao ingressar na carreira educacional.
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