Pensares em Revista

A Pensares em Revista é um periódico eletrônico do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Com periodicidade semestral, a revista objetiva publicar trabalhos acadêmicos na área de Linguagens, seus códigos e tecnologias. A Pensares em Revista conta com um conselho editorial e consultivo representativo, com membros destacados da pesquisa acadêmica na área de Linguagens, do Brasil e do exterior.

e-ISSN: 2317-2215 | Ano de criação: 2012 | Área do conhecimento: Línguas e Ensino | Qualis: B4 (Letras/Linguística)


Imagem para capa da revista

Editora-gerente

Andrea Rodrigues

Editores Adjuntos

Maria Betânia Pereira e Márcia Lisboa Costa de Oliveira

 

Notícias

 

CHAMADA PARA ARTIGOS - número 12

 
A Pensares em Revista está recebendo artigos originais e resenhas para compor o dossiê Pensares surdos: estudos na área de Letras.  
Publicado: 2018-01-05 Mais...
 

CHAMADA PARA ARTIGOS - Número 11

 

O dossiê temático “Letramentos, alfabetização e práticas socioculturais: reflexões ainda necessárias” pretende promover a divulgação de pesquisas acerca de aspectos conceituais e didáticos desses conceitos, abordados por diferentes perspectivas teóricas.

Adotamos o termo letramentos no plural, tendo em vista que as concepções contemporâneas discutem tanto a diversidade das formas de compreensão da leitura e da escrita por diferentes grupos sociais, quanto a emergência de novos padrões de significação multimodais construídos a partir de interconexões verbais, visuais, sonoras e espaciais. Assim, para contemplar tais abordagens, o dossiê abrangerá, além do letramento escolar, reflexões acerca dos aspectos socioculturais dos letramentos e seus desdobramentos nas práticas pedagógicas de trabalho com a linguagem na educação básica.

No que concerne à alfabetização, interessam-nos artigos que discutam aspectos conceituais e estratégias de ensino relativas à aprendizagem do sistema alfabético e dos usos sociais da escrita, tanto nas séries iniciais, quanto na educação de jovens e adultos. Além disso, tendo em vista que muitas crianças e adolescentes chegam aos anos finais do ensino fundamental sem apresentarem domínio desse sistema, acolheremos pesquisas que contemplem teorias e metodologias desenvolvidas em projetos de “correção de fluxo”, bem como os desafios implicados na retomada do processo de aprendizagem do sistema da escrita com alunos em defasagem idade-ano escolar. Estimula-se o envio de textos que aprofundem as trocas de conhecimento entre a universidade e a escola, tendo como meta o aprimoramento da educação básica no país. Organização do dossiê: Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Maria Betânia Almeida Pereira e Andréa Rodrigues. Prazo final para envio: 10/12/17.

 
Publicado: 2017-10-26
 
Outras notícias...

n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO


Capa da revista

No. 10 (2017) Literatura, linguagem, ensino.

Organizadoras: Maria Betânia Almeida Pereira, Andréa Rodrigues, Marcia Lisbôa Costa de Oliveira