Educação do campo: um contexto contra-hegemônico na História da Educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62053Palavras-chave:
Educação, Políticas PúblicasResumo
Neste artigo apresenta-se uma síntese de dados da pesquisa “Contextos emergentes na Educação do Campo em áreas de assentamento do MST”, a qual compõe o bojo de estudos do Grupo de Pesquisa Gestar/CNPq da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, objetiva-se analisar historicamente a constituição da Educação do Campo como modalidade de ensino e sua perspectiva contra-hegemônica. Trata-se de pesquisa qualitativa, tendo por método o materialismo histórico-dialético, fundamentado em Triviños (1997), Marx e Engels (2020). Aponta-se preliminarmente que a transformação da Educação do Campo em tal modalidade, com marcos legais específicos, é resultante de longo e árduo processo de enfrentamentos às instituições constituidoras do Estado e da sociedade nacional, forjado pelas lutas e movimentos sociais camponeses, na contramão da hegemonia socioeducacional atual. Mediante este cenário, conclui-se que a Educação do Campo tem se constituído nesta perspectiva em escolas situadas em áreas de assentamento da Reforma Agrária no BrasilDownloads
Publicado
15-12-2021
Como Citar
SILVA DOS SANTOS PERIN, Angelita Tatiane; GABRIEL DALLA CORTE, Marilene. Educação do campo: um contexto contra-hegemônico na História da Educação brasileira. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, p. 121–134, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.62053. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/62053. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.