Estado de exceção, estado de guerra: os impactos da ascensão conservadora e da pandemia numa escola socioeducativa em contexto de privação de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.64090

Palavras-chave:

Protagonismo juvenil, Educação e Direitos Humanos, Socioeducação, Educação em Privação de Liberdade

Resumo

Esse artigo decorre de pesquisa em andamento realizada no interior do sistema socioeducativo, a partir da inserção do autor como professor de sociologia de uma escola pública estadual. A abordagem à realidade investigada é feita a partir de premissas teórico-metodológicas afins ao campo do Cotidiano Escolar. A pesquisa pretende dialogar com ações, intervenções e iniciativas político-pedagógicas presentes no currículo da escola, que possam propiciar a transição de um contexto de exclusão e violação de direitos a outro que os garanta. As atividades de pesquisa vêm sendo realizadas ao longo do período da pandemia em que o trabalho presencial dos professores foi suspenso em uma primeira etapa e tornado híbrido em outra. Os dados parciais revelam crescimento muito significativo da exclusão e da violação a direitos sociais e políticos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Biografia do Autor

Fábio de Barros Pereira, Universidade Estácio de Sá

Professor da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Professor do PPGE- Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá

Pós-doutorando do PPGCIS/PUC-Rio Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Pereira, F. de B. (2021). Estado de exceção, estado de guerra: os impactos da ascensão conservadora e da pandemia numa escola socioeducativa em contexto de privação de liberdade. Revista Teias, 22, 93–106. https://doi.org/10.12957/teias.2021.64090

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular