Estado de exceção, estado de guerra: os impactos da ascensão conservadora e da pandemia numa escola socioeducativa em contexto de privação de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.64090Palavras-chave:
Protagonismo juvenil, Educação e Direitos Humanos, Socioeducação, Educação em Privação de LiberdadeResumo
Esse artigo decorre de pesquisa em andamento realizada no interior do sistema socioeducativo, a partir da inserção do autor como professor de sociologia de uma escola pública estadual. A abordagem à realidade investigada é feita a partir de premissas teórico-metodológicas afins ao campo do Cotidiano Escolar. A pesquisa pretende dialogar com ações, intervenções e iniciativas político-pedagógicas presentes no currículo da escola, que possam propiciar a transição de um contexto de exclusão e violação de direitos a outro que os garanta. As atividades de pesquisa vêm sendo realizadas ao longo do período da pandemia em que o trabalho presencial dos professores foi suspenso em uma primeira etapa e tornado híbrido em outra. Os dados parciais revelam crescimento muito significativo da exclusão e da violação a direitos sociais e políticos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
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