Currículo do curso de música e a formação do músico popular: um estado de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53970Palavras-chave:
Currículo, Formação do músico, Curso de música, Música popularResumo
Este trabalho apresenta um exercício de estado do conhecimento realizado para a pesquisa de doutoramento em Educação, que versa sobre a formação do músico popular em diálogo com questões curriculares do ensino superior de Música. Este mapeamento serve a um processo de investigação mais amplo e se configura como uma etapa de análise e discussão dos materiais selecionados. O levantamento de relatórios de teses e dissertações foi realizado a partir da consulta à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Apresentamos os materiais selecionados operando a partir de dois eixos de análise, a saber, 1) currículo de música e 2) formação do músico. Dentre outras reflexões, os resultados demonstram a escassez de pesquisas a respeito destes assuntos, e também as fortes tendências conservatoriais que predominam no ensino superior de Música – tanto em sua estrutura curricular quanto em práticas pedagógicas empreendidas no espaço da universidade.
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