O balancê da sopa de legumes - (res)significações de uma refeição como presente
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61973Palavras-chave:
Heterotopia, Cotidiano, Educação, Currículo.Resumo
Neste artigo, apresentamos a história da sopa que foi presenteada à professora que alfabetizou quem já estava sentenciada ao não aprender. Nesse sentido, buscamos, com as experiências da professoraalfabetizadora e da menina que aprendeu a ler, as potências heterotópicas do acontecimento cotidiano.Nessa direção, as experiências foram muitas e trouxeram, nas heterotopias cotidianas, as possibilidades de reflexão aos currículospraticados. Para tanto, buscamos, nos Estudos do/no/com os Cotidianos, as práticas de uma escola da rede pública de Pelotas- RS que institui artes de lutas e resistências à precariedade da vida. Nos encontros com as heterotopias cotidianas, foi possível (re)inventar maneiras de contrapor o olhar institucional normalizador que, ao aprisionar os corpos, busca aniquilar sonhos e desejos. A soparefeição dada pela aluna à professoraalfabetizadora com quem aprendeu a lerfoi o deleite para pensar a escola como produtora de insurgências capazes de criar sonhos e esperançar caminhos com a educação. Ao olhar, sentir e viver as experiências no/do/com os cotidianos, a criatividade fabrica diferentes escolas ao instituído.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.