Rostos apagados no currículo escolar: trajetórias de evasão na escolarização de jovens negras no município de Jóia/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.54803

Palavras-chave:

trajetórias, escolarização, evasão escolar, jovens negras.

Resumo

Este artigo parte da constatação de que há uma segregação espacial combinada à segregação étnico-racial em territórios no município de Jóia/RS, nos quais residem os negros. A segregação se dá em função de limites espaciais demarcados simbolicamente, instituídos a partir de seus lugares de vivência e das relações sociais que se estabelecem. Dentre os lugares, optamos por olhar os fatores da evasão escolar, ao observar as trajetórias de jovens negras. Metodologicamente, este estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, baseada na história oral, tendo como instrumento da produção de dados entrevistas semiestruturadas, por amostragem. Questionamos: Quais são os fatores que corroboraram para a evasão escolar de algumas jovens negras no município de Jóia/RS? O movimento de análise apontou para um conjunto de fatores que ocasionaram a evasão, e neste artigo destacam-se o atravessamento das questões raciais, geracionais, de gênero e do não reconhecimento de um lugar na escola por parte dessas jovens, que lançam mão de outras alternativas que acabam antecipando precocemente a vida adulta. As jovens negras estudadas destacam ser rejeitadas por se distanciarem de uma estética hegemônica, marcadas como “rostos apagados” do currículo escolar; pelo vínculo precoce com a maternidade, união estável ou casamento; pelas gerações familiares anteriores apresentarem fracassos quanto à escolarização, deixando para a atual geração a chance de escolarizar-se, e essa tem deixado para os filhos a “sorte”, se “deus quiser, conseguirem ter a sorte”, uma vez que os filhos são a aposta de ter “uma cabeça boa para os estudos”.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

PEYROT CONCEIÇÃO, Cauana; VIONE SCHWENGBER, Maria Simone; GOLLO DE MORAES, Marileia. Rostos apagados no currículo escolar: trajetórias de evasão na escolarização de jovens negras no município de Jóia/RS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, p. 256–269, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.54803. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/54803. Acesso em: 16 fev. 2025.