Procurando π: uma investigação sobre números irracionais
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.52253Palavras-chave:
Números Irracionais, Ensino de Matemática, Formação de Professores.Resumo
O conjunto dos números irracionais possui especificidades sofisticadas que podem tornar complexa a tarefa de ensiná-las aos alunos, sem que sejam deixadas falhas em sua estrutura conceitual. Descreveremos aqui a aplicação de uma atividade não muito adequada para introduzir o conceito de irracionalidade do número π com alunos do Ensino Fundamental. Valendo-nos da análise de conteúdo dos dados produzidos em um encontro com licenciandos de Matemática, pretendemos contribuir com uma reflexão sobre a necessidade do desenvolvimento do olhar crítico dos futuros professores em relação às atividades que costumam ser utilizadas em sala de aula. No estudo ficou evidente que o desenvolvimento da capacidade de avaliar uma dada atividade, de forma a perceber erros conceituais, não se deve apenas ao domínio do conteúdo, mas se relaciona às oportunidades de se vivenciar variados ambientes de aprendizagem e à necessidade de não se desconsiderar a dimensão crítica na formação de professores.
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