Currículo-ações-silêncios: um olhar para a formação inicial do professor de literatura na UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.61578

Palavras-chave:

currículo, formação inicial do/a professor/a de literatura, teoria histórico-cultural.

Resumo

A partir da teoria histórico-cultural, da dialogia e da inter-relação literatura-sociedade objetiva-se refletir, aqui, acerca do/a professor/a de literatura em sua formação inicial no Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas, observando o currículo como espaço (ou não) de práxis e de construção do conhecimento que considera a literatura, bem como o trabalho com o texto literário, lugar de poiesis, de formação humana, de compreensão de si, do outro e do contexto sócio-histórico-cultural. Observa-se, para isso, em análise discursiva, o Projeto Pedagógico do Curso e o trabalho do grupo de estudos Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA, Iolete; VASQUES CASTRO DANTAS, Priscila. Currículo-ações-silêncios: um olhar para a formação inicial do professor de literatura na UFAM. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, p. 202–214, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.61578. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/61578. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular