O programa bolsa estágio formação docente: a concepção de estágio na política capixaba

Autores

  • Elimar Ponzzo Dutra Leal Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Pesquisadora Faculdades Integradas São Pedro (FAESA) - Coordenadora de curso de Graduação https://orcid.org/0000-0002-0100-0833
  • Beatriz de Basto Teixeira Professora Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - convidada pela Faculdade de Educação Colaboradora PPGE e PPGP Titular classe E https://orcid.org/0000-0001-6864-6447

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.52991

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Programa Bolsa Estágio Formação Docente, Estágio não obrigatório

Resumo

A discussão apresentada é recorte dos resultados de pesquisa mais ampla que analisou a política capixaba Programa Bolsa Estágio Formação Docente, voltada para a formação de docentes em estágio não obrigatório. Tem como objetivo evidenciar a concepção de estágio subentendida no referido Programa, problematizando as atividades formativas previstas. Para isso, foram realizadas análises documental e de conteúdo a partir dos documentos legais do Programa e entrevistas com 14 gestores da Sedu-ES e Ufes, mais 4 formadores desta IES, diretamente envolvidos com esta proposta. Concluiu-se que preocupa a predominância da concepção mais burocrática deste estágio, de assinatura de documentos e relatórios, sem o acompanhamento sistemático por todos os atores envolvidos no processo. Mas, ressalta-se a importância de propostas como esta na busca pela profissionalização docente, de modo que o estágio seja concebido enquanto ato educativo e pautado pela pesquisa como princípio formativo.

Biografia do Autor

Elimar Ponzzo Dutra Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Pesquisadora Faculdades Integradas São Pedro (FAESA) - Coordenadora de curso de Graduação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2013); Pós-graduada em educação especial e inclusiva pela Faculdade de Nova Venécia (2008); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Membro do grupo de pesquisa Política e Sociologia da Educação, da UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e práticas educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: cursos de pedagogia, diretrizes curriculares, currículo, política educacional, conteúdos e metodologias do ensino. Possui experiência como professora e coordenadora do ensino superior e como coordenadora pedagógica e orientadora educacional da educação básica.

Beatriz de Basto Teixeira, Professora Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - convidada pela Faculdade de Educação Colaboradora PPGE e PPGP Titular classe E

Possui graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado em Educação (1995) e doutorado em Educação (2000) pela Universidade de São Paulo. É professora classe E (titular) da Universidade Federal de Juiz de Fora, atualmente está na condição de professora convidada na Faculdade de Educação. Leciona no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Coordena o Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação (GPPSE) da UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas curriculares, currículo, gestão da educação e formação de professores.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

LEAL, Elimar Ponzzo Dutra; TEIXEIRA, Beatriz de Basto. O programa bolsa estágio formação docente: a concepção de estágio na política capixaba. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, p. 321–340, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.52991. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/52991. Acesso em: 12 dez. 2024.