O cinema em redes de conversações: inventando novos modos de produção de pesquisa e currículos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53558Palavras-chave:
Pesquisa cartográfica, imagens cinematográficas, docências inventivas, potência de ação coletiva, currículos.Resumo
O artigo problematiza os efeitos das imagens cinematográficas na pesquisa cartográfica com os cotidianos da educação básica em meio às imagens de pensamento das crianças, dos jovens e das professoras nos processos de aprender-ensinar e de criar currículos. Utiliza Deleuze e Carvalho como intercessores teórico-metodológicos para defender a potência das imagens em redes de conversações — força de ação coletiva. Conclui que as relações entre imagens cinematográficas e Educação possibilitam a liberação da vida inventiva na escola, evocando a alegria de encontros que potencializam uma abertura do campo dos possíveis para docências artistas, para aulas como acontecimento inventivo, para os currículos e para as pesquisas cartográficas com os cotidianos escolares.
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