v. 5 n. 2 (2024): Revista Desenvolvimento & Civilização (Julho - Dezembro)

Publicado: 2024-09-19

Editorial

Dossiê Temático

  • POR QUE SOMOS FAVORÁVEIS À REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE PEDAGOGO/A? FUNDAMENTOS TEÓRICOS E POLÍTICOS ACERCA DO TEMA E O POSICIONAMENTO DA REDE NACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA (REPPED)

    Revista Desenvolvimento e Civilização
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.85628
  • COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE CRISE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

    ELIANE PINHEIRO FERNANDES
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.85370
  • A GESTÃO ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS DA GESTÃO NO TRABALHO PEDAGÓGICO

    Maria Antonia Alves Rosa, Suzete Terezinha Orzechowski
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.82399
  • PEDAGOGIA E CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

    Danielle de Oliveira Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.84729
  • O MUSEU COMO ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

    Renata Nascimento de Souza
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.87085
  • O/A PEDAGOGO/A JURÍDICO/A: CONTEXTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

    Simony Freitas de Melo, Gidair Lopes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.85321
  • O PERFIL DO PEDAGOGO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

    VANESSA ELISABETE RAUE RODRIGUES, Cândida Mirela Aires de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81577

Artigos Livres

  • O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO MEDIAÇÕES LEGAIS DO CONFLITO EMPRESA/ESCOLA

    Rosemayre Costa, CÉLIA TANAJURA MACHADO, César Leiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81721
  • AS MEDIAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO ESCOLAR E O MUNDO DO TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROEJA PARA A INSERÇÃO PROFISSIONAL

    Marina Ribeiro Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81511
  • GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

    Isabel Abreu
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80880
  • A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PLANEJAMENTO REVERSO: UMA OFICINA VOLTADA AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Joyce Frade Alves do Amaral
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80560
  • DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA FORMAÇÃO DA SECRETARIA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA REDE COLABORATIVA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Victor Freitas, Marcos Antonio Silva Silva, Glenda Campos
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80429
  • A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DE INDICADORES NO CONTEXTO NEOLIBERAL

    ITAMAR DE OLIVEIRA CORREA FILHO, SARA LÚCIA DE LIMA, IZABEL CRISTINA DE LIMA
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81178
  • MOVIMENTO SANKOFA: BUSCANDO NOS SABERES ANCESTRAIS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DUM NOVO METABOLISMO SOCIAL

    Heliany Wyrta de Oliveira, Reinaldo Lima dos Reis Júnior
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80427
  • CONDIÇÕES TRABALHISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA UM RECORTE SOBRE BARRA MANSA-RJ

    Celso Augusto Franco
    DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80200