O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO
MEDIAÇÕES LEGAIS DO CONFLITO EMPRESA/ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81721Resumo
O presente artigo tem como objetivo explicitar as mediações históricas do ordenamento legal do estágio de nível médio que engendram a relação dinâmica e dialética entre a empresa e a escola, bem como o impacto destas nos sentidos do trabalho que fundamentam a formação do jovem trabalhador na Educação Profissional Técnica (EPT). Como desdobramento de dissertação de mestrado, trata-se de uma análise crítica desenhada metodologicamente a partir de pesquisa bibliográfica e documental, além da aproximação com a realidade concreta da EPT de nível médio da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Trata-se de estudo qualitativo que se configura nos campos ‘trabalho’ e ‘educação’, interrelacionados pela política pública e por dispositivos jurídicos, no que tange à regulação social. Como síntese, revela mediações legais caracterizadas pela ambiguidade textual, com prevalência de interesses empresariais no que concerne à práxis educativa, com as quais se dissimula estrategicamente o ato pedagógico do estágio como dispositivo pragmático de adestramento instrumental de mão de obra para o mercado e o emprego, reduzindo a vivência do trabalho em sua perspectiva sociopedagógica e legitimando a escola como meio de dominação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosemayre Costa, CÉLIA TANAJURA MACHADO, César Leiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.