O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO

MEDIAÇÕES LEGAIS DO CONFLITO EMPRESA/ESCOLA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81721

Abstract

O presente artigo tem como objetivo explicitar as mediações históricas do ordenamento legal do estágio de nível médio que engendram a relação dinâmica e dialética entre a empresa e a escola, bem como o impacto destas nos sentidos do trabalho que fundamentam a formação do jovem trabalhador na Educação Profissional Técnica (EPT). Como desdobramento de dissertação de mestrado, trata-se de uma análise crítica desenhada metodologicamente a partir de pesquisa bibliográfica e documental, além da aproximação com a realidade concreta da EPT de nível médio da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Trata-se de estudo qualitativo que se configura nos campos ‘trabalho’ e ‘educação’, interrelacionados pela política pública e por dispositivos jurídicos, no que tange à regulação social. Como síntese, revela mediações legais caracterizadas pela ambiguidade textual, com prevalência de interesses empresariais no que concerne à práxis educativa, com as quais se dissimula estrategicamente o ato pedagógico do estágio como dispositivo pragmático de adestramento instrumental de mão de obra para o mercado e o emprego, reduzindo a vivência do trabalho em sua perspectiva sociopedagógica e legitimando a escola como meio de dominação.

 

 

Biografie autore

Rosemayre Costa, UNEB

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade/ Universidade do Estado da Bahia UNEB (2023).Mestra em Educação/ Universidade Federal da Bahia UFBA-Faced 2020. Especialização em Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão da Educação Profissional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB /DIEESE /SEC /SUPROF (2015).Especialização em Gestão e Planejamento da Educação UNEB(2000) . Licenciatura Plena em Educação Física UCSAL(1990). Licenciatura em Pedagogia, Estácio (2023). Atuação: Professora da Rede Estadual da Bahia desde 2003; Gestora na Educação Profissional e Tecnollógica SEC/SUPROF/SUPROT/ Vice Diretora do CEEP Newton Sucupira (2010/2014) e CEEP Isaías Alves (2015/2016); Técnica em Monitoramento e Acompanhamento Pedagógico- SEC/ SUPROF(2016); Coordenação REDEEPT- Ba , e Supervisora Regional PRONATEC (2017/2018); Técnica Equipe Multidisciplinar DIROPE/ SUPROT/ SEC Bahia (2019); Assessora Técnica na Coordenação de Acompanhamento de Políticas Sociais (COAPS) da Casa Civil do estado da Bahia( 2020-2022); Preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP/UFBA) 2022-2024; Professora do Colégio Estadual Pedro Calmon / SEC Bahia (2023)

CÉLIA MACHADO, Universidade do Estado da Bahia/ UNEB

Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Realizou o Pós-Doutorado no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2018), sob a supervisão da Profa. Dra. Liliana Soares Ferreira. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia, conselheira do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Membro da Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão da Educação Profissional e Tecnológica Pública da Bahia. É lider do Lavoro - Grupo de estudos e pesquisas em Gestão, Trabalho e Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias em Educação (Gestec) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Desde março de 2022, atua como Editora Executiva da Plurais - Revista Multidisciplinar da UNEB, periódico com QUALIS A4 na Área de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, formação de professores, legislação educacional brasileira, política educacional e gestão escolar.

Augusto César Rios Leiro, Universidade do Estado da Bahia/ UNEB- Universidade Federal da Bahia/ UFBA

É doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade de Lisboa (ULisboa), mestre em Educação pela UFBA e licenciado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Tem formação em Radiodifusão pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e em Administração Esportiva pela UCSal. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/Instituto de Ciências Sociais de Ulisboa. É Professor Titular (Titular) do DEDC II da UNEB e Professor Titular da FACED/UFBA. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB e foi Editor Geral da Revista Educação e Contemporaneidade da UNEB. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mídia/Memória, Educação e Lazer (MEL) da UFBA e da UNEB, é líder do Grupo de Estudos em Formação de Educadores, Comunicação e Memória (FECOM). Coordenador Geral do CDPPEL/REDE CEDES-Bahia. Pesquisador participante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (ANPAE). Sócio de Investigação, membro da Comissão Científica de Comunicação e Media e Ex-Diretor Nacional de Comunicação do CBCE. Ex-Conselheiro do CONSUP-IFBA e CONSEPE-UNEB. Tem experiência docente em Formação de Professores, Comunicação e Mídia, Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Futebol e Sociedade e em Metodologia do Trabalho Científico. Pesquisa na área de formação de professores, políticas públicas, mídia, juventude e internacionalização da educação.

Pubblicato

2024-09-19

Come citare

Costa, R., MACHADO, C., & Rios Leiro, A. C. (2024). O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO : MEDIAÇÕES LEGAIS DO CONFLITO EMPRESA/ESCOLA. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81721