PEDAGOGIA E CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Autores

  • Danielle de Oliveira Ribeiro Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.84729

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar a presença do cinema nas escolas públicas. Propõe-se a apresentar o cinema como criação, tanto através da análise de obras já existentes, quanto da produção de imagens/filmes pelos estudantes junto aos professores. Tal perspectiva está ancorada nos estudos e na experiência de trabalho de Alain Bergala, para quem a escola deve ser um espaço de apropriação e fruição do cinema como arte. Essa proposta não se opõe às práticas mais comuns de uso de filmes nas escolas, mas expande as possibilidades pedagógicas do cinema. Destacam-se algumas experiências relevantes, porém pontuais, com cinema na educação pública brasileira e também algumas questões que precisam ser pensadas para viabilizar a expansão dessa proposta nas demais escolas da rede pública de ensino.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

DE OLIVEIRA RIBEIRO, Danielle. PEDAGOGIA E CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA . Revista Desenvolvimento & Civilização, Rio de Janeiro, Brasil, v. 5, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/rdciv.2024.84729. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/84729. Acesso em: 3 dez. 2025.