PEDAGOGIA E CINEMA COMO ARTE EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.84729Resumo
Este artigo tem por objetivo problematizar a presença do cinema nas escolas públicas. Propõe-se a apresentar o cinema como criação, tanto através da análise de obras já existentes, quanto da produção de imagens/filmes pelos estudantes junto aos professores. Tal perspectiva está ancorada nos estudos e na experiência de trabalho de Alain Bergala, para quem a escola deve ser um espaço de apropriação e fruição do cinema como arte. Essa proposta não se opõe às práticas mais comuns de uso de filmes nas escolas, mas expande as possibilidades pedagógicas do cinema. Destacam-se algumas experiências relevantes, porém pontuais, com cinema na educação pública brasileira e também algumas questões que precisam ser pensadas para viabilizar a expansão dessa proposta nas demais escolas da rede pública de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danielle de Oliveira Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.