DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA FORMAÇÃO DA SECRETARIA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA REDE COLABORATIVA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80429Resumo
A formação da Secretaria Escolar no Estado do Rio de Janeiro enfrenta desafios significativos, mas também oferece oportunidades importantes. Para garantir um funcionamento adequado das instituições de ensino, é essencial que os profissionais responsáveis pelas ações administrativas estejam qualificados e atualizados em relação à legislação educacional e documental. No entanto, a falta de interação entre as Secretarias Escolares da mesma região resulta em lacunas na formação e na desatualização dos profissionais, prejudicando o ambiente escolar. Nesse contexto, surge a necessidade premente de criar uma rede colaborativa entre as Secretarias Escolares. Essa iniciativa visa não apenas oferecer formação continuada, mas também promover a atualização dos profissionais, alinhando-os com as normas e procedimentos vigentes. A proposta é fomentar o compartilhamento de conhecimentos por meio de estudos de casos, debates sobre temas relevantes e estimular a interação entre as Secretarias, construindo, assim, uma rede colaborativa robusta, dinâmica e atualizada para fortalecer o ambiente educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Victor Freitas, Marcos Antonio Silva Silva, Glenda Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.