DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA FORMAÇÃO DA SECRETARIA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA REDE COLABORATIVA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80429

Resumo

A formação da Secretaria Escolar no Estado do Rio de Janeiro enfrenta desafios significativos, mas também oferece oportunidades importantes. Para garantir um funcionamento adequado das instituições de ensino, é essencial que os profissionais responsáveis pelas ações administrativas estejam qualificados e atualizados em relação à legislação educacional e documental. No entanto, a falta de interação entre as Secretarias Escolares da mesma região resulta em lacunas na formação e na desatualização dos profissionais, prejudicando o ambiente escolar. Nesse contexto, surge a necessidade premente de criar uma rede colaborativa entre as Secretarias Escolares. Essa iniciativa visa não apenas oferecer formação continuada, mas também promover a atualização dos profissionais, alinhando-os com as normas e procedimentos vigentes. A proposta é fomentar o compartilhamento de conhecimentos por meio de estudos de casos, debates sobre temas relevantes e estimular a interação entre as Secretarias, construindo, assim, uma rede colaborativa robusta, dinâmica e atualizada para fortalecer o ambiente educacional.

Biografia do Autor

Victor Freitas, Centro Universitário Carioca

Doutorado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, Mestrado em Ciências Nucleares pelo IEN/CNEN, graduação em Física pela UFF/RJ, foi professor/pesquisador no curso de Ciência da Computação da Universidade Gama Filho, foi membro do grupo de pesquisa em computação avançada GPCA/UGF, foi colaborador de pesquisa no Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear - LABRV/CNEN. Foi analista de projetos no estaleiro Sermetal e Coordenador Geral de cursos na Faculdade Senai Rio. Atualmente é professor/pesquisador adjunto dos cursos de engenharia na UniCarioca , onde também atua como professor permanente do mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação. No mestrado é responsável pelo grupo de pesquisa em Novas Tecnologias e Metodologias aplicadas na EaD. Ainda é Professor da Universidade Cândido Mendes onde tem a função da concepção, implementação e expansão dos cursos de engenharia na modalidade EaD e sócio-fundador da empresa AresVR, empresa que atua na área de novas tecnologias aplicadas a indústria e educação. Tem experiência nos seguintes temas: Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Robótica e métodos computacionais aplicado a engenharia.

Marcos Antonio Silva Silva

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana ? PPFH/UERJ Mestre em Educação em Ciências e Saúde ? NUTES/UFRJ Especialista em Designer Instrucional para EAD -FACEL/PR Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional ? UCAM Graduado em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2002). Coordenador dos cursos de pós-graduação na área de educação e aprendizagem do Centro Universitário Unicarioca Coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, História e Letras da Unicarioca. Professor do Mestrado profissional em Novas Tecnologias Digitais do Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA Consultor do sistema SESI NACIONAL, área de linguagens, códigos e suas tecnologias na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Atua há mais de 20 anos em diferentes segmentos educacionais: da educação em ambientes não formais ao ensino superior. Atua no ensino superior desde 2003 em propostas de educação presencial e EAD em diferentes funções como docência, tutoria, coordenação, produção e avaliação de materiais didáticos e estratégias pedagógicas, formação de profissionais e avaliação de equipes. Professor com histórico de atuação em diversos cursos de graduação, pós-graduação e colaboração em grupos de pesquisa, em instituições públicas e privadas nas áreas de educação, saúde e gestão. Áreas de interesse: formação humana mediada por tecnologias digitais, formação de professores, educação a distância, projetos inovadores em educação, neurociência aplicada a educação, psicanálise aplicada a educação, ensino híbrido, metodologias ativas, dificuldades e transtornos de aprendizagem, tecnologias assistivas, desenvolvimento humano, estilos e estratégias de aprendizagem

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

Gonçalves Gloria Freitas , V., Silva, M. A. S., & Campos, G. (2024). DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA FORMAÇÃO DA SECRETARIA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA REDE COLABORATIVA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80429