POR QUE SOMOS FAVORÁVEIS À REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE PEDAGOGO/A? FUNDAMENTOS TEÓRICOS E POLÍTICOS ACERCA DO TEMA E O POSICIONAMENTO DA REDE NACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA (REPPED)

Autori

  • Revista Desenvolvimento e Civilização Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.85628

Abstract

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Biografia autore

Revista Desenvolvimento e Civilização, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Este periódico é parte do PROGRAMA DESENVOLVIMENTO E
EDUCAÇÃO - THEOTONIO DOS SANTOS, instituído por Ato
Executivo do Magnífico Reitor da UERJ em 03/12/2018.
A Revista “Desenvolvimento e Civilização” é um periódico de publicação semestral vinculada à Cátedra e Rede UNESCO em Economia Global e Desenvolvimento Social – REGGEN que encontra-se ligada ao Instituto de Formação Humana com Tecnologias – IFHT/UERJ. Tem por objetivo divulgar e incentivar a produção de conhecimento acerca do atual estágio de desenvolvimento social e a crise civilizacional provocada pelo incremento desordenado das forças produtivas e de exploração social e da natureza. Orienta-se, fundamentalmente, na crítica ao modelo eurocêntrico e ocidental de desenvolvimento e de produção intelectual com o objetivo de impulsionar constantemente a produção de um pensamento transformador mais consistente que se dedique a analisar o quadro de tensões nos processos de globalização e reflexos nas localidades que reagem a elas, especialmente América Latina, África e Ásia, sem descartar, evidentemente, as resistências encontradas no interior dos centros capitalistas. O estágio de desenvolvimento social e a crise civilizacional provocada pelo incremento desordenado das forças produtivas e de exploração social e da natureza merece análise aprofundada. Orienta-se, fundamentalmente, na crítica ao modelo eurocêntrico e ocidental de desenvolvimento e de produção intelectual com o objetivo de impulsionar constantemente a produção de um pensamento transformador mais consistente que se dedique a analisar

o quadro de tensões nos processos de globalização e reflexos nas
localidades que reagem a elas, especialmente América Latina, África e
Ásia, sem descartar, evidentemente, as resistências encontradas no
interior dos centros capitalistas.
Neste sentido, o Brasil possui poucas Revistas e produções editoriais
que estabeleçam diferentes análises sobre o cenário exposto. (EM ELABORAÇÃO)

Pubblicato

2024-09-19

Come citare

e Civilização, R. D. (2024). POR QUE SOMOS FAVORÁVEIS À REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE PEDAGOGO/A? FUNDAMENTOS TEÓRICOS E POLÍTICOS ACERCA DO TEMA E O POSICIONAMENTO DA REDE NACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA (REPPED) . Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.85628