O/A PEDAGOGO/A JURÍDICO/A:
CONTEXTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.85321Resumo
O presente texto apresenta um panorama do trabalho que vem sendo realizado pelo/a pedagogo/a no contexto jurídico, evidenciando aspectos que marcaram o início de sua trajetória profissional nesse campo de atuação. As práticas do/a pedagogo/a no ambiente jurídico situam-se na concepção de educação como prática social e na compreensão de que a Pedagogia é a Ciência da Educação e campo de conhecimento científico. Trata-se de uma revisão teórica que tem como propósito principal, situar as práticas desenvolvidas por esses/essas profissionais no Poder Judiciário, e apresentar outras possibilidades de atuação no contexto jurídico, para além dos tribunais de justiça, os quais, necessariamente, também têm no objeto de sua intervenção a vinculação entre Educação e Direito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simony Freitas de Melo, Gidair Lopes dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.