O MUSEU COMO ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.87085Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa acadêmica sobre a atuação dos pedagogos em museus. O museu é compreendido como um espaço de educação e, portanto, um espaço de atuação de pedagogos. Em 2011, uma publicação do IBRAM, denominada Museus em números identificou a presença de 406 pedagogos atuando em museus brasileiros. Assim, a partir de entrevistas realizadas com cinco pedagogos de diferentes instituições museais da cidade do Rio de Janeiro foi sistematizado o trabalho do pedagogo em museus e as contribuições do curso de Pedagogia para a sua atuação. Os pedagogos entrevistados ocupavam-se, principalmente, da atividade de planejamento e avaliação das ações educativas. Desta forma, os conhecimentos abordados pelo curso de Pedagogia contribuíram para a atuação profissional dos pedagogos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Renata Nascimento de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.