GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80880Resumo
Esta pesquisa teve como problema central discutir, de forma interdisciplinar, as possibilidades da gestão do conhecimento na gestão educacional, por meio do estudo de caso de uma das doze unidades integrantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, no Campus Avançado Ipameri. Sua principal motivação partiu da constatação de que durante os processos seletivos alguns candidatos desconheciam informações importantes acerca dos cursos do Campus Avançado Ipameri - IF Goiano, inclusive o fato de ser uma instituição de caráter público. Diante disso, houve o interesse e a curiosidade de, a partir de uma investigação sociológica, compreender os motivos de tais situações tendo na gestão do conhecimento (Nonaka e Takeuchi) elementos teóricos importantes para reflexão acerca do problema, além da violência simbólica (Bourdie) que ocorre com indivíduos desfavorecidos economicamente, tendo como contraponto a educação libertadora (Paulo Freire). Tivemos como objetivo geral analisar como se processam as informações institucionais educacionais estratégicas, no Campus Avançado Ipameri - IF Goiano, à luz das concepções de educação e reprodução cultural, no âmbito da gestão do conhecimento. Como objetivos específicos buscamos aprofundar estudos acerca da educação como elemento de transformação e reprodução cultural, identificando nessas teorias elementos que auxiliem a compreensão do problema de pesquisa. Por fim, relacionamos a gestão do conhecimento na Administração Pública no âmbito da educação. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com finalidade aplicada, tendo a metodologia do estudo caráter exploratório-descritivo. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista dirigida aos gestores, bem como a pesquisa documental. Quanto à técnica de análise de dados, aplicamos a análise de conteúdo, visando compreender como lidar com as comunicações para além dos seus significados. Dessa forma, acreditamos que as ações de gestão do conhecimento no Campus Avançado Ipameri podem levar a uma melhora da comunicação com a comunidade, mesmo que tenha influência da reprodução cultural, por meio do compartilhamento de dados estratégicos de forma mais interativa com a comunidade.
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