A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PLANEJAMENTO REVERSO: UMA OFICINA VOLTADA AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Joyce Frade Alves do Amaral Instituto Oswaldo Cruz Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80560

Resumo

Esse  trabalho é um relato de experiência e tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de uma oficina  ministrada aos docentes da rede pública realizada no evento VI SEPEP ( Seminário de Professores da Escola Pública). O propósito da oficina foi de contribuir para a formação continuada do professor, apresentar as metodologias ativas, em específico a sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas, o planejamento reverso, como também levá-los a reflexão acerca de sua prática. O estudo possui abordagem qualitativa (Flick, 2009), cujo objetivo é observar e compreender os fenômenos durante o processo de construção de conhecimento no desenvolvimento da oficina. Sendo assim, a oficina teve a duração de 3h (três horas). De acordo com o relato dos docentes participantes, foi possível perceber que os mesmos compreenderam que as metodologias ativas são métodos que quando bem organizados e planejados, podem contribuir para a facilitação do processo de aprendizagem, e que pode se tornar mais eficaz quando é realizado de forma dinâmica, na coletividade e com a mediação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

FRADE ALVES DO AMARAL, Joyce. A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PLANEJAMENTO REVERSO: UMA OFICINA VOLTADA AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Desenvolvimento & Civilização, Rio de Janeiro, Brasil, v. 5, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/rdciv.2024.80560. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/80560. Acesso em: 3 dez. 2025.