A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PLANEJAMENTO REVERSO: UMA OFICINA VOLTADA AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80560Abstract
Esse trabalho é um relato de experiência e tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de uma oficina ministrada aos docentes da rede pública realizada no evento VI SEPEP ( Seminário de Professores da Escola Pública). O propósito da oficina foi de contribuir para a formação continuada do professor, apresentar as metodologias ativas, em específico a sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas, o planejamento reverso, como também levá-los a reflexão acerca de sua prática. O estudo possui abordagem qualitativa (Flick, 2009), cujo objetivo é observar e compreender os fenômenos durante o processo de construção de conhecimento no desenvolvimento da oficina. Sendo assim, a oficina teve a duração de 3h (três horas). De acordo com o relato dos docentes participantes, foi possível perceber que os mesmos compreenderam que as metodologias ativas são métodos que quando bem organizados e planejados, podem contribuir para a facilitação do processo de aprendizagem, e que pode se tornar mais eficaz quando é realizado de forma dinâmica, na coletividade e com a mediação do professor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Joyce Frade Alves do Amaral

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.