CONDIÇÕES TRABALHISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
UM RECORTE SOBRE BARRA MANSA-RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80200Abstract
O aqui presente texto tem por objetivo central estudar a relação entre as condições trabalhistas na educação e a Educação Infantil na cidade de Barra Mansa-RJ. O estudo se fraciona em duas partes: na fundamentação teórica baseada na proletarização do professor, e no recorte das condições trabalhistas dos profissionais da Educação Infantil na cidade. No primeiro, ao relacionar a conjuntura política de subdesenvolvimento latino-americano com o subdesenvolvimento educacional, junto à luz dos textos de Marx abordando a proletarização, demonstra-se a relação inicial do trabalhador no capitalismo, para, assim, desmistificar qualquer ideal diferente do professor e do profissional de educação como um proletário. Já no segundo, discute-se as relações de trabalho, tomando os profissionais que trabalham em sala: Professor, Auxiliar de Recreação e Agente de Apoio à Educação Inclusiva. Deste modo, faz-se um debate a partir desse contexto político, com as contra reformas iniciadas com Michel Temer e, como base concreta, tomando a questão salarial como referência.
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Copyright (c) 2024 Celso Augusto Franco

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