O PERFIL DO PEDAGOGO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81577Resumo
A presente investigação tem por objetivo propor uma reflexão sobre a atuação do pedagogo em espaços educativos não formais, especificamente no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, diferenciando as especificações do trabalho pedagógico desse profissional dentro desses ambientes. Esta pesquisa busca refletir sobre a atuação do Pedagogo dentro dos espaços da Assitência Social, em especial no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Iniciamos a reflexão sobre o contexto da Pedagogia Social e a sua viabilidade na sociedade, após apresentar o pedagogo como profissional que traz suas atribuições e contribuições de uma visão que vão além do educar, estendendo suas mediações até a Assistência Social, especificamente os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. A opção metodológica foi a pesquisa bibliográfica, a qual permitiu compreender que o pedagogo tem contribuições significativas no CRAS para a formação cidadã dos educandos, representando um apoio para a equipe frente à superação das vulnerabilidades sociais e dificuldades, através das suas intervenções socioeducacionais. A pedagogia social é sinônimo de luta e resistência, e está na contramão dos processos históricos-educativos autoritários, centralizadores, antiéticos, excludentes, balizados na meritocracia e alienação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 VANESSA ELISABETE RAUE RODRIGUES, Cândida Mirela Aires de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.