O PERFIL DO PEDAGOGO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81577

Resumo

 

A presente investigação tem por objetivo propor uma reflexão sobre a atuação do pedagogo em espaços educativos não formais, especificamente no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, diferenciando as especificações do trabalho pedagógico desse profissional dentro desses ambientes. Esta pesquisa busca refletir sobre a atuação do Pedagogo dentro dos espaços da Assitência Social, em especial no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Iniciamos a reflexão sobre o contexto da Pedagogia Social e a sua viabilidade na sociedade, após apresentar o pedagogo como profissional que traz suas atribuições e contribuições de uma visão que vão além do educar, estendendo suas mediações até a Assistência Social, especificamente os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. A opção metodológica foi a pesquisa bibliográfica, a qual permitiu compreender que o pedagogo tem contribuições significativas no CRAS para a formação cidadã dos educandos, representando um apoio para a equipe frente à superação das vulnerabilidades sociais e dificuldades, através das suas intervenções socioeducacionais. A pedagogia social é sinônimo de luta e resistência, e está na contramão dos processos históricos-educativos autoritários, centralizadores, antiéticos, excludentes, balizados na meritocracia e alienação.

Biografia do Autor

VANESSA ELISABETE RAUE RODRIGUES, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015) e Doutora em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR e Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. Foi Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, assumindo também as funções de Vice direção e Conselheira Disciplinar desta última instituição prisional. Foi colaboradora dos Cadernos do Departamento Penitenciário do Paraná, especificamente nas Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Prisionais do Paraná. É Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos e Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava Pr além de atuar como Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

 

Cândida Mirela Aires de Oliveira, Universidade Estadual do Centro Oeste

Possui graduação em Serviço Social, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2018) e Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2019-2022). Possui especialização em Gestão das Políticas Sociais, pela Faculdade de Educação São Luis. (2019). Possui especialização em Direitos Humanos, pela Faculdade de Educação São Luis. (2019). Possui especialização em Gestão em Saúde Pública, pela Faculdade Famart. (2021).

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

RODRIGUES, V. E. R., & de Oliveira, C. M. A. (2024). O PERFIL DO PEDAGOGO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81577