O PERFIL DO PEDAGOGO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81577

Resumen

La presente investigación tiene como objetivo proponer una reflexión sobre el papel del pedagogo en espacios educativos no formales, específicamente en el Centro de Referencia de Asistencia Social – CRAS, diferenciando las especificaciones del trabajo pedagógico de este profesional dentro de estos ambientes. Esta investigación busca reflexionar sobre el papel del Pedagogo dentro de los espacios de Asistencia Social, especialmente en el Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos – SCFV. Comenzamos a reflexionar sobre el contexto de la Pedagogía Social y su viabilidad en la sociedad, luego de presentar al pedagogo como un profesional que aporta sus deberes y aportes desde una visión que va más allá de educar, extendiendo sus mediaciones a la Asistencia Social, específicamente al CRAS – Centro de Referencia de Asistencia Social. La opción metodológica fue la investigación bibliográfica, que permitió comprender que el pedagogo tiene aportes significativos en el CRAS para la formación ciudadana de los estudiantes, representando apoyo al equipo en la superación de vulnerabilidades y dificultades sociales, a través de sus intervenciones socioeducativas. La pedagogía social es sinónimo de lucha y resistencia, y va en contra de procesos histórico-educativos autoritarios, centralizadores, poco éticos, excluyentes, basados ​​en la meritocracia y la alienación.

Biografía del autor/a

VANESSA ELISABETE RAUE RODRIGUES, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015) e Doutora em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR e Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. Foi Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, assumindo também as funções de Vice direção e Conselheira Disciplinar desta última instituição prisional. Foi colaboradora dos Cadernos do Departamento Penitenciário do Paraná, especificamente nas Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Prisionais do Paraná. É Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos e Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava Pr além de atuar como Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

 

Cândida Mirela Aires de Oliveira, Universidade Estadual do Centro Oeste

Possui graduação em Serviço Social, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2018) e Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2019-2022). Possui especialização em Gestão das Políticas Sociais, pela Faculdade de Educação São Luis. (2019). Possui especialização em Direitos Humanos, pela Faculdade de Educação São Luis. (2019). Possui especialização em Gestão em Saúde Pública, pela Faculdade Famart. (2021).

Publicado

2024-09-19

Cómo citar

RODRIGUES, V. E. R., & de Oliveira, C. M. A. (2024). O PERFIL DO PEDAGOGO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81577