AS MEDIAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO ESCOLAR E O MUNDO DO TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS

LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROEJA PARA A INSERÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81511

Resumo

O presente trabalho, desenvolvido no âmbito da Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), tem, por objetivo geral, compreender, a partir da perspectiva dos egressos, as mediações entre formação escolar e mundo do trabalho. Nesse sentido, pretendemos desvelar de que maneira a formação propiciada por esse Programa contribui para a inserção profissional dos estudantes. Neste ponto, cabe destacar que pensamos o conceito de inserção profissional para além da conquista de um posto de trabalho/emprego após a saída da escola, mas como um processo formativo que traz legados para a vida profissional dos estudantes.

Sendo assim, nosso trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa, que utilizou o método de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário direcionado aos egressos do curso Técnico em Administração – Proeja Integrado -- entre os anos de 2018-2022, nos campi Tijuca II e Centro do Colégio Pedro II

Como arcabouço teórico, utilizamos o conceito de mundo do trabalho do autor Hobsbawm (1995), de inserção profissional – baseado em Trottier (1998) e Alves (2007) -- e de precarização do trabalho, discutido por Gouveia (2018) e Vieira (2011).

Como resultado da análise de dados, concluímos que a taxa de inserção dos egressos em profissões vinculadas à área de formação é baixa. Além disso, a maioria dos respondentes destacou que não houve nenhuma mudança em sua realidade profissional após o término do curso. Em contrapartida, destacam que os conhecimentos adquiridos trouxeram impactos para sua trajetória profissional, independente de estarem atuando profissionalmente na área.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Ribeiro Oliveira, M. (2024). AS MEDIAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO ESCOLAR E O MUNDO DO TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROEJA PARA A INSERÇÃO PROFISSIONAL. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81511