COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE CRISE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.85370

Resumen

O presente texto versa sobre os desafios da atividade do coordenador pedagógico escolar, sobretudo como articulador da formação docente continuada em serviço. Tem como objetivo explicitar as relações entre a crise na educação e a reorganização do capital evidenciando que nem as dificuldades encontradas no cotidiano escolar para o desempenho da atividade pedagógica, nem os apelos à formação docente continuada são neutros. Tanto a precarização da educação pública (incluídos os cursos de formação inicial, as condições de trabalho, os problemas crônicos da educação básica) como as pretensas soluções ofertadas pelos empresários da educação tem suas raízes na agudização da crise estrutural do capital. Como consequência, a função essencial da coordenação pedagógica tem sido esvaziada e alienada.  Apresentamos como proposição a práxis do coordenador pedagógico da perspectiva da Trans-Formação que tem no imediato a busca por caminhos de superação por meio da luta por políticas públicas de defesa da educação básica totalmente estatal, da construção da práxis como prática-crítica orientada pela ciência da educação e, no horizonte, a emancipação humana. 

Publicado

2024-09-19

Cómo citar

PINHEIRO FERNANDES, E. (2024). COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE CRISE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.85370