A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DE INDICADORES NO CONTEXTO NEOLIBERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81178

Resumo

Os Institutos Federais tornaram-se, nas últimas décadas, uma das principais políticas públicas de oferta da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, permitindo a formação de diversos jovens e adultos nos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal). O objetivo do presente artigo foi analisar a oferta de cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio nos Institutos Federais, mediante a investigação de indicadores disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha, considerando os avanços das políticas neoliberais.  O aporte teórico e metodológico fundamentou-se no Materialismo Histórico e Dialético e utilizou a categoria trabalho para estabelecer as mediações com o objeto de estudo. Além disso, a análise documental tornou-se o instrumento de coleta de dados da Plataforma Nilo Peçanha. Os dados apresentados revelaram a presença expressiva dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio nos Institutos Federais, através dos elevados números de cursos ofertados e vagas oferecidas em comparação ao ensino médio integrado. No entanto, destacaram-se também determinadas fragilidades dessas modalidades de ensino, as quais apresentaram indicadores inferiores de matrículas ativas e elevados índices de evasão escolar. Por fim, o artigo buscou evidenciar os dados das modalidades técnicas concomitantes e subsequentes ao ensino médio como instrumentos de políticas públicas no contexto educacional do neoliberalismo. Dados que são pouco debatidos na literatura e que deixam essas modalidades em um “limbo” no campo da educação profissional e tecnológica.

Biografia do Autor

ITAMAR DE OLIVEIRA CORREA FILHO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS MURIAÉ

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG). Especialista em Gestão Pública, área de concentração em Educação, pela Faculdade de Educação São Luís (2016). Graduado em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé (2013). Licenciado em Matemática pela Universidade de Franca (2019). Interesse de pesquisa no campo da Educação Profissional e Tecnológica, cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio, trabalho e educação, políticas públicas e formação de jovens e adultos. Atualmente, é Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé.

SARA LÚCIA DE LIMA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS MURIAÉ

Mestra em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2023). Pós Graduada em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012). Graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN), concluída em 2023. Bacharel em Direito, pela Faculdade de Minas (FAMINAS), concluída em 2008. Servidora pública federal, ocupante do cargo de Assistente em Administração, em exercício no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé. Atualmente está na função de Coordenadora do setor de Estágio e Extensão do referido Instituto Federal de Educação e está cursando Pós-Graduação "latu sensu" em Educação Inclusiva e Especial na FAVENI. Além disso, atua em bancas de Heteroidentificação desde 2019 e desde 2021 é membro do NEABI.

IZABEL CRISTINA DE LIMA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS MURIAÉ

Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) dentro da linha de pesquisa Gestão de instituições educacionais, tendo como objeto de pesquisa a política pública de promoção da igualdade racial "cotas raciais", sob orientação da professora Dra. Geruza de Fátima Tomé Sabino. Especialista em Gestão escolar: orientação e supervisão pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015). Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina (2010). Sou servidora pública ocupando o cargo de assistente em administração no setor de Patrimônio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) Campus Muriaé. Estou membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Muriaé do IF Sudeste MG e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Diáspora Africana (NUPED) da UFVJM.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

DE OLIVEIRA CORREA FILHO, I., LÚCIA DE LIMA, S., & CRISTINA DE LIMA, I. (2024). A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DE INDICADORES NO CONTEXTO NEOLIBERAL. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81178