A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DE INDICADORES NO CONTEXTO NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81178Resumo
Os Institutos Federais tornaram-se, nas últimas décadas, uma das principais políticas públicas de oferta da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, permitindo a formação de diversos jovens e adultos nos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal). O objetivo do presente artigo foi analisar a oferta de cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio nos Institutos Federais, mediante a investigação de indicadores disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha, considerando os avanços das políticas neoliberais. O aporte teórico e metodológico fundamentou-se no Materialismo Histórico e Dialético e utilizou a categoria trabalho para estabelecer as mediações com o objeto de estudo. Além disso, a análise documental tornou-se o instrumento de coleta de dados da Plataforma Nilo Peçanha. Os dados apresentados revelaram a presença expressiva dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio nos Institutos Federais, através dos elevados números de cursos ofertados e vagas oferecidas em comparação ao ensino médio integrado. No entanto, destacaram-se também determinadas fragilidades dessas modalidades de ensino, as quais apresentaram indicadores inferiores de matrículas ativas e elevados índices de evasão escolar. Por fim, o artigo buscou evidenciar os dados das modalidades técnicas concomitantes e subsequentes ao ensino médio como instrumentos de políticas públicas no contexto educacional do neoliberalismo. Dados que são pouco debatidos na literatura e que deixam essas modalidades em um “limbo” no campo da educação profissional e tecnológica.
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