n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas

					Visualizar n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas
Publicado: 2023-06-20

Expediente

  • Expediente

    01-06
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76923

Apresentação

  • Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas

    Daniel Pinha Silva, Marcelo de Mello Rangel
    07-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76518

Entrevistas

  • Formação, docência e autoria: pensando o ensino-aprendizagem de história – Entrevista com Ilmar Rohloff de Mattos

    Daniel Pinha Silva, Marcelo de Mello Rangel
    16-35
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76519

Dossiê

  • ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História

    Ana Maria Monteiro, Luciana Rossato
    36-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71053
  • Que teoria da História para que ensino de História? Uma análise a partir do ProfHistória

    Marcus Leonardo Bomfim Martins, Cinthia Monteiro de Araújo
    60-83
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71706
  • As vantagens de ser um outsider: uma reflexão sobre a dinâmica do campo intelectual do pós-Guerra a partir de Norbert Elias

    Alexandra Dias Ferraz Tedesco
    84-102
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.69641
  • Regime de espacialização da educação pública: projetos de universidade, políticas de educação e saber histórico no Brasil (1964-2020)

    Wagner Geminiano dos Santos
    103-127
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71251
  • Os lazaristas do Cosme Velho: política e prática educacional no Rio de Janeiro em dois tempos

    Jefferson de Almeida Pinto
    128-147
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.69749
  • América Latina en los derroteros del pasado reciente: encrucijadas de la teoría y la enseñanza de su historia

    Tomás Elias Zeitler
    148-167
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71058
  • Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História

    Augusto César Acioly Paz Silva, George Manoel Farias de Melo
    168-188
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.69471
  • A Nova República contada nos livros didáticos de História

    Luiza Rafaela Bezerra Sarraff
    189-207
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.70980
  • Cultura digital e competência narrativa nas humanidades: os arquivos como redes e as redes como arquivos no trabalho escolar

    Francisco Gouvea de Sousa, Guilherme Gomes Moerbeck
    208-230
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.73138
  • Sonhos, temporalidades e universidade: experiências para o futuro

    Thamara de Oliveira Rodrigues
    231-249
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71259
  • Teoria e ensino de história: temporalidade, pós-verdade e democratização

    Daniel Pinha Silva, Marcelo de Mello Rangel
    250-266
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.75854

Resenhas

  • Rebeldias epistêmicas: descolonizar os feminismos e a história das mulheres a partir das margens

    Miléia Santos Almeida
    267-273
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.74329

Traduções

  • José Carlos Mariátegui e o fascismo

    Martín Bergel
    274-294
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76556