Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Principal
Arquivos
Sobre a Revista
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Notícias e Chamadas
Buscar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
IFCH
PPGH
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas
n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas
Publicado:
2023-06-20
Expediente
Expediente
01-06
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76923
Apresentação
Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas
Daniel Pinha Silva, Marcelo de Mello Rangel
07-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76518
Entrevistas
Formação, docência e autoria: pensando o ensino-aprendizagem de história – Entrevista com Ilmar Rohloff de Mattos
Daniel Pinha Silva, Marcelo de Mello Rangel
16-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76519
Dossiê
ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
Ana Maria Monteiro, Luciana Rossato
36-59
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71053
Que teoria da História para que ensino de História? Uma análise a partir do ProfHistória
Marcus Leonardo Bomfim Martins, Cinthia Monteiro de Araújo
60-83
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71706
As vantagens de ser um outsider: uma reflexão sobre a dinâmica do campo intelectual do pós-Guerra a partir de Norbert Elias
Alexandra Dias Ferraz Tedesco
84-102
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.69641
Regime de espacialização da educação pública: projetos de universidade, políticas de educação e saber histórico no Brasil (1964-2020)
Wagner Geminiano dos Santos
103-127
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71251
Os lazaristas do Cosme Velho: política e prática educacional no Rio de Janeiro em dois tempos
Jefferson de Almeida Pinto
128-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.69749
América Latina en los derroteros del pasado reciente: encrucijadas de la teoría y la enseñanza de su historia
Tomás Elias Zeitler
148-167
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71058
Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
Augusto César Acioly Paz Silva, George Manoel Farias de Melo
168-188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.69471
A Nova República contada nos livros didáticos de História
Luiza Rafaela Bezerra Sarraff
189-207
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.70980
Cultura digital e competência narrativa nas humanidades: os arquivos como redes e as redes como arquivos no trabalho escolar
Francisco Gouvea de Sousa, Guilherme Gomes Moerbeck
208-230
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.73138
Sonhos, temporalidades e universidade: experiências para o futuro
Thamara de Oliveira Rodrigues
231-249
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71259
Teoria e ensino de história: temporalidade, pós-verdade e democratização
Daniel Pinha Silva, Marcelo de Mello Rangel
250-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.75854
Resenhas
Rebeldias epistêmicas: descolonizar os feminismos e a história das mulheres a partir das margens
Miléia Santos Almeida
267-273
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.74329
Traduções
José Carlos Mariátegui e o fascismo
Martín Bergel
274-294
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76556
informações
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Redes sociais
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários