Regime de espacialização da educação pública: projetos de universidade, políticas de educação e saber histórico no Brasil (1964-2020)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71251Palavras-chave:
Regime de Espacialização, Universidade, Políticas de Educação, Saber HistóricoResumo
Este artigo procura pensar a produção do saber histórico no Brasil na sua relação com as políticas públicas de educação, os papeis assumidos pela universidade no pós-golpe de 1964 até os dias atuais. Discute também como o conhecimento histórico acadêmico foi produzido a partir da criação do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). O texto está dividido em quatro partes, na primeira e segunda, discuto a criação das universidades no Brasil, para em seguida fazer uma reflexão sobre a reforma universitária de 1968 e situá-la dentro da discussão que estabelece a criação de um Sistema Nacional de Ensino. Na terceira, discuto a criação do SNPG e o seu funcionamento no interior das universidades. Por fim, apresento o conceito de regimes de espacialização como ferramenta heurística para pensar a relação entre políticas de educação, universidade, SNPG e conhecimento histórico.
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