Que teoria da História para que ensino de História? Uma análise a partir do ProfHistória
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71706Palavras-chave:
Ensino de História, Teoria da História, Diferença, ProfHistóriaResumo
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) apresenta como uma de suas propostas a formação continuada de professores de História que atuam na educação básica. Uma das disciplinas obrigatórias presentes na estrutura curricular desse Programa de Pós-graduação (PPG) é “Teoria da História”. Considerando a abrangência desse PPG, as demandas trazidas pelos docentes da educação básica a partir de seus contextos de inserção profissional e as finalidades e os objetivos dessa disciplina, interessa-nos, nesse artigo, analisar o perfil que ela tem assumido no contexto do ProfHistória. Para isso, exploramos os programas da disciplina “Teoria da História”, oferecidos por diversas Universidades que compõem a rede entre 2014 e 2019, disponibilizados no site do Programa. A análise aponta para a necessidade de indisciplinarmos a Teoria da História voltada para professores em efetivo exercício sob o risco de o Programa malograr em seu objetivo de oferecer subsídios teóricos para atender às demandas de identidade/diferença que interpelam as aulas de História.
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