Que teoria da História para que ensino de História? Uma análise a partir do ProfHistória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71706

Palavras-chave:

Ensino de História, Teoria da História, Diferença, ProfHistória

Resumo

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) apresenta como uma de suas propostas a formação continuada de professores de História que atuam na educação básica. Uma das disciplinas obrigatórias presentes na estrutura curricular desse Programa de Pós-graduação (PPG) é “Teoria da História”. Considerando a abrangência desse PPG, as demandas trazidas pelos docentes da educação básica a partir de seus contextos de inserção profissional e as finalidades e os objetivos dessa disciplina, interessa-nos, nesse artigo, analisar o perfil que ela tem assumido no contexto do ProfHistória. Para isso, exploramos os programas da disciplina “Teoria da História”, oferecidos por diversas Universidades que compõem a rede entre 2014 e 2019, disponibilizados no site do Programa. A análise aponta para a necessidade de indisciplinarmos a Teoria da História voltada para professores em efetivo exercício sob o risco de o Programa malograr em seu objetivo de oferecer subsídios teóricos para atender às demandas de identidade/diferença que interpelam as aulas de História.

Biografia do Autor

Marcus Leonardo Bomfim Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, atuando nos cursos de História, de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação; e Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ). Doutor e Mestre em Educação e graduado em História pela UFRJ.

Cinthia Monteiro de Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Departamento de Didática; e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ). Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; graduada em História pela UFRJ. Coordenadora do Grupo Diferir - Grupo de Pesquisa Diferenças e Interculturalidades no Ensino de História.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Martins, M. L. B., & Araújo, C. M. de. (2023). Que teoria da História para que ensino de História? Uma análise a partir do ProfHistória. Revista Maracanan, (32), 60–83. https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71706