Sobre a Revista

A Revista Maracanan é um periódico científico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob responsabilidade editorial de seu corpo docente. Criada em 1999, teve sua primeira edição publicada em formato impresso. A partir de 2014, passou a ser veiculada exclusivamente em meio eletrônico, e, desde 2019, adota periodicidade quadrimestral. A revista publica, em fluxo contínuo, artigos, traduções, resenhas, entrevistas e notas de pesquisa inéditos, submetidos por pesquisadores qualificados. Parte dos números de cada volume anual conta com dossiês temáticos organizados por especialistas vinculados a instituições acadêmicas do Brasil e do exterior.

e-ISSN: 2359-0092 | ISSN: 1807-989X | Ano de criação: 1999 - impresso, 2014 - eletrônico | Área do conhecimento: História | Qualis: A2

Anúncios

Prorrogação do Prazo de Submissão – Edição n. 41 (maio 2026), Dossiê "A história das mulheres e os estudos de gênero nos mundos do trabalho (América Latina, séculos XIX e XX)"

2025-12-12

A Equipe Editorial da Revista Maracanan, publicação do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, comunica à comunidade acadêmica que o prazo para submissão de artigos para o Dossiê Edição n. 41"A história das mulheres e os estudos de gênero nos mundos do trabalho (América Latina, séculos XIX e XX)" foi prorrogado até o dia 31 de janeiro de 2026.

Organização:
Profª. Drª. Ludmila Scheinkman (Universidad de Buenos Aires)
Profª. Drª. Ingrid Ladeira (Universidad Nacional de San Martin, UNSAN, Argentina)

Publicação prevista: maio de 2026

Saiba mais sobre Prorrogação do Prazo de Submissão – Edição n. 41 (maio 2026), Dossiê "A história das mulheres e os estudos de gênero nos mundos do trabalho (América Latina, séculos XIX e XX)"

Edição Atual

n. 40 (2025): Escalas do Poder: cartografias das experiências autoritárias na Europa e Américas ontem e hoje
					Visualizar n. 40 (2025): Escalas do Poder: cartografias das experiências autoritárias na Europa e Américas ontem e hoje

O dossiê, organizado por Karl Schurster (Universidade de Vigo; Universidade de Pernambuco), Tatyana de Amaral Maia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e David Nemer (University of Virginia), examina as continuidades e transformações das direitas autoritárias do século XX às novas extremas-direitas do século XXI. Partindo da história dos fascismos europeus e das ditaduras latino-americanas, os textos investigam como, após a redemocratização, emergem novamente movimentos personalistas, negacionistas e moralistas que se valem das mídias digitais e dos mecanismos democráticos para corroer a própria democracia. Reunindo estudos sobre o integralismo brasileiro, o autoritarismo da ditadura civil-militar e as direitas radicais contemporâneas, o dossiê propõe uma leitura transnacional e comparada desses fenômenos, destacando o papel da História na compreensão e resistência às novas formas de autoritarismo.

Publicado: 2025-11-21

Expediente

Apresentação

Entrevistas

Ver Todas as Edições

Submissões e Diretrizes para Autores

Próximas Edições:

* Edição n. 40 (set.-dez. 2025) - "Escalas do Poder: cartografias das Experiências Autoritárias na Europa e Américas ontem e hoje"
Organização: Karl Schurster (UFPE); Tatyana de Amaral Maia (UERJ); David Nemer (University of Virginia)
Publicação: set. 2025.

* Volume 2026 - Informações em breve

Indexadores, Diretórios e Divulgadores