Sonhos, temporalidades e universidade: experiências para o futuro
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71259Palavras-chave:
Sonhos, Temporalidade, Teoria da História, Futuro, UniversidadeResumo
Este ensaio problematiza as reflexões sobre o futuro no mundo contemporâneo que o aborda unilateralmente a partir de sua “redução”, “estagnação” e “ameaça”. Argumentamos que a tematização do futuro resumida à sua “impossibilidade” possui consequências ontológicas, epistemológicas, ético-políticas e afetivas perigosas para o âmbito intelectual e cotidiano, pois alimenta a sensação de que não há como atravessar os desafios do mundo contemporâneo, negando assim o caráter de mobilização da experiência histórica. Essa problematização é conduzida no ensaio por meio do relato de uma experiência de sala de aula ligada ao ensino de Teoria da História. A experiência lançou mão dos sonhos (experiências oníricas) dos estudantes como um caminho possível para reconduzir/reconstruir a nossa relação com o real e com o futuro na universidade. Argumentamos também, com base na experiência relatada, que o exercício de registro, tematização teórica e o compartilhamento dos sonhos em comunidade permite uma percepção mais alargada dos desafios da temporalidade contemporânea, bem como a construção de outros mundos possíveis.
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