Cultura digital e competência narrativa nas humanidades: os arquivos como redes e as redes como arquivos no trabalho escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.73138Palavras-chave:
Ensino de História, Narrativa, Acervos Digitais, Humanidades DigitaisResumo
Esse artigo parte de reflexões teóricas para chegar a proposições de caráter prático, em particular aquelas relacionadas ao ensino da disciplina História. Duas inquietações mobilizam-nos na escrita desse artigo: 1) como é possível mediar o aprendizado discente no desenvolvimento de competências narrativas utilizando-se do universo digital? 2) De que maneiras, e aqui evidenciamos apenas algumas delas, as formas de do conhecimento histórico em ambiente digital se configuram? Por fim, as reflexões aqui contidas, que transitam francamente entre a teoria e ensino da História, pretendem fazer refletir criticamente sobre a organização do letramento histórico e a dinâmica qualitativa dos espaços das redes. Igualmente, pretende-se compreender como os espaços digitais se transformam em lugares de disputas de estruturas narrativas e de autoridade da configuração do conhecimento histórico.
Referências
ADICHIE, Chimamanda. N. O Perigo de uma História Única. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
APPADURAI, Arjun. The Past as a Scarce Resource. Man, Royal Anthropological Institute of Great Britain and Ireland, v. 16, n. 2, p. 201-219, Jun. 1981.
ALVES, Daniel. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler História, n. 69, p. 91-103, dez. 2016.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ALMEIDA, Juniele R. Práticas de história pública: o movimento social e o trabalho de história oral. In: História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
ARAUJO, Valdei L. de; PEREIRA, Mateus H. de F. Atualismo 1.0: como a ideia de atualização mudou o século XXI. Vitória: Milfontes, 2019.
ASEN, Robert. Neoliberalism, the public sphere, and a public good. Quarterly Journal of Speech, National Communication Association, n. 103, v. 4, p. 329-349, 2017.
ASSIS, Arthur. A teoria da história de Jörn Rüsen: uma introdução. Goiania: Ed. UFG, 2010.
BALAKRISHNAN, Gopal. Um mapa da questão nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
BELL, David. Cyberculture theorists: Manuel Castells and Donna Haraway. London; New York: Routledge, 2007.
BRÜGGER, Niels; SCHOEREDE, Ralph. The web as history. Using the past archives to understand the Past and the Present. London: UCL Press, 2017.
BUCKINGHAM, David. Aprendizagem e Cultura Digital. Revista Pátio, v. 44, p. 1-5, 2008.
CÁDIMA, Francisco Rui. A Memória e a Era Digital. Media & Jornalismo, n. 20, v. 36, p. 193-206, 2020. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_10.
CARRETERO, Mario; LÓPEZ, César. Estudios cognitivos sobre el conocimiento histórico: aportaciones para la enseñanza y alfabetización histórica. Enseñanza de las ciencias sociales: revista de investigación, Universitat de Barcelona; Universitat Autónima de Barcelona, n. 8, p. 75-89, 2009.
CARVALHO, Bruno L. P. de. Nativos digitais, imigrantes digitais: quinze anos depois. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton (Orgs.). Visões sobre Aprendizagem Histórica. Rio de Janeiro; União da Vitória, BA: LAPHIS; SobreOntens, 2016.
CATROGA, Fernando. Memória, história e historiografia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2015.
CASTRO, Renan M. de; PIMENTA, Ricardo M. Novas práticas informacionais frente às humanidades digitais: a construção de acervos digitais como suporte para as digital humanities. Informação & Informação, UEL, Departamento de Ciência da Informação, v. 23, n. 3, p. 523-543, dez. 2018.
DIJK, Jan A. Van; DEURSEN, Alexander Van. Digital skills: unlocking the information society. New York: Palgrave Macmillan, 2014.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo; FAUONDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GADAMER, Hans Georg; KOSELLECK, Reinhart. Historia y hermenêutica. Barcelona: Paidós, 1997.
GAGO, Marília. Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal. Revista História Hoje, v. 5, n. 9, p. 76-93, jul. 2016.
GUIMARÃES, Lucia M. P. Debaixo da imediata proteção de Sua Majestade Imperial: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838-1889). Rio de Janeiro: IHGB, 1997.
GUARINELLO, Norberto. Uma Morfologia da História: As Formas da História Antiga. Politéia - História e Sociedade, UESB, v. 3, n. 1, maio 2010.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
KOSELLECK, Reinhart. Los estratos del tiempo: estudios sobre la historia. Barcelona: Paidós, 2001.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, v. 22, n. esp., p. 131-150, 2006.
LEMOS, Renato de L. Guerrilha digital e produção de contranarrativas: resistindo aos impactos dos mecanismos de dominação de memória na internet. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 1-17, 1991.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LIDDINGTON, Jill. O que é a História pública? Os públicos e os seus passados. In: ALMEIDA, Juniele R. de; ROVAI, Marta. G. de O. (Orgs.). Introdução à história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
LOVELUCK, Benjamim. Redes, Liberdades e Controle. Uma Genealogia Política da Internet. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
LUCAS, J. S. Historical Thinking is Unnatural, and Immensely Important: An Interview with Sam Wineburg. Historically Speaking, Johns Hopkins Univ. Press, v. 7, n. 3, p. 39-42, jan.-fev. 2006.
LUHMANN, Niklas. Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MAPOSA, Marshall; WASSERMANN, Johann. Conceptualising historical literacy - a review of the literature. Yesterday and Today, Academy of Science of South Africa, n. 4, p. 41-66, jan. 2009.
MARINO, Ian K.; et al. Como contar a história da Covid-19? Reflexões a partir dos arquivos digitais no Brasil. Esboços, UFSC, Florianópolis, v. 28, p. 558-583, 2021.
MARTINS, Estevão de R. Consciência Histórica. (Verbete). In: FERREIRA, Marieta de M.; OLIVEIRA, Margarida M. D. de (Orgs.). Dicionário De Ensino De História. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2019.
MARTINS, Estevão de R. Historicismo: Tese, Legado, Fragilidade. História Revista, n. 7 (1/2), p. 1-22, jan.-dez. 2002.
MBEMBE, Achille. The Power of the Archive and its Limits. In: HAMILTON, C.; et al. (Eds.). Refiguring the Archive. Dordrecht: Springer, 2002.
MEC - Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2019.
MENESES, U. T. B. de. A História, Cativa da Memória? Para um Mapeamento da Memória no Campo das Ciências Sociais. Revista do IEB, São Paulo, n. 34, p. 9-23, dez. 1992.
MENESES, U. T. B. de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências & Letras, n. 27, p. 91-101, jun. 2000.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, ANPOCS, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017.
MOERBECK, Guilherme. História Antiga no ensino fundamental: Um estudo sobre a os mitos gregos antigos e a consciência histórica. Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 225-247, nov. 2018.
MOERBECK, Guilherme; SOUSA, Francisco G. Apresentação - Teoria, escrita e ensino de História: Além ou aquém do eurocentrismo? Revista TransVersos, UERJ, n. 16, p. 6-20, ago. 2019.
MOERBECK, Guilherme. Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial. Revista Brathair –Revista de Estudos Celtas e Germânicos, UEMA, v. 1, n. 21, p. 50-91, 2021.
MOERBECK, Guilherme; ÉTHIER, Marc-André. Les défis de l'éducation à la citoyenneté et de l'enseignement de l'histoire à l'école: um entretien avec François Audigier. Revista TransVersos, UERJ, n. 23, p. 15-38, dez. 2021.
MOERBECK, Guilherme; ARAÚJO-OLIVEIRA, Anderson. Dimensões didáticas e disciplinares do ensino da História: o caso do 6º ano do Ensino Fundamental no Brasil e do 3e cycle du Primaire no Québec. Tempo e Argumento, UESC, v. 14, n. 37, p. 1-34, 2022.
MOERBECK, Guilherme; ROCHA, Thaís da. Antiguidade ao mundo atual: as dimensões da História Antiga e os seus públicos. In: MENESES, S.; WANDERLEY, M. de A. I.; MELO, R. A. (Eds.). Ensinar com História Pública desafios, temas e experiências. Sobral, CE: Sertão Cult, 2022.
MOERBECK, Guilherme. Nothing will be like before: Some thoughts on teaching ancient history. Everyday Orientalism, n. 1, p. 1-7, 2023.
MOSS, Michael. Opening Pandora’s Box: What is an archive in the digital environment? In: CRAVEN, Loise. What are Archives? Burlington: Ashgate, 2008.
NAKOU, Irene. Exploração do pensamento histórico dos jovens em ambiente de museu (Children’s historical thinking within a museum environment). In: BARCA, Isabel (Ed.). Educação histórica e museus : actas dos Serviços de Biblioteca e Documentação da FLUC. Braga: Universidade do Minho, 2003.
NASCIMENTO, Éder. D. A metodologia WebQuest na aula de história. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão (PR), 2018.
NICODEMO, Thiago. L.; CARDOSO, Oldimar. Meta-história para robôs (bots): o conhecimento histórico na era da inteligência artificial. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 12, n. 29, 2019.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projetos de História, São Paulo, p. 7-28, 1993.
NOIRET, Serge. História Pública Digital/Digital Public History. Liinc em Revista, v. 11, n. 1, maio 2015.
PALTÍ, Elias. Introducción. In: KOSELLECK, Reinhart. Los estratos del tiempo: estudios sobre la historia. Barcelona: Paidós, 2001.
PORTUONDO, José. A. La historia y las generaciones. Habana: Letras Cubanas, 1981.
PRENSKY, Marc. Nativos e Inmigrantes Digitales. Cuadernos SEK 2.0, p. 3-20, 2010.
RIVOLTELLA, Pier C. etrospectivas e tendências da pesquisa em Mídia-Educação no contexto Internacional. In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier C. (Orgs.). Cultura Digital e Escola: Pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2013.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
RODRIGUES, Icles. Novos combates pela história: desafios - ensino. São Paulo: Contexto, 2021.
RÜSEN, Jörn. História Viva - teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Ed. UnB, 2010.
RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
RÜSEN, Jörn. Historische Sinnbildung: Grundlagen, Formen, Entwicklungen. Wiesbaden: Springer Fachmedien Wiesbaden, 2020.
SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray G.; UNSWORTH, John. (Orgs.). A companion to digital humanities. Malden, MASS: Blackwell, 2004.
SELWYN, Neil. Approches critiques des technologies en éducation: un aperçu. Formation et profession, v. 27, n. 3, p. 6, 2019.
SIEBÖRGER, Rob. Public History and the School Curriculum: Two South African Case Studies. In: DEMANTOWSKY, M. (Org.). Public History and School. Berlim: De Gruyter, 2018.
SOUSA, Francisco G. Por que não sou um sábio? Um comentário sobre a resposta de Hans-Georg Gadamer ao elogio de Reinhart Koselleck. Revista de Teoria da História, v. 18, p. 246-266, 2017.
TURNER, Anthony. Generation Z: Technology and Social Interest. The Journal of Individual Psychology, v. 71, n. 2, p. 103-113, 2015.
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Grupo A - Artmed, 2009.
WANDERLEY, Sonia. O entrelugar do aprendizado escolar de História: uma perspectiva de História Pública. Revista História Hoje, v. 9, n. 18, p. 125-144, dez. 2020.
WINEBURG, Sam. Historical Thinking and Other Unnatural Acts: Charting the Future of Teaching the Past. Philadelphia: Temple Univ. Press, 2001.
WINEBURG, Sam. Porque o pensamento histórico não é sobre História. OPSIS, UFG, v. 19, n. 2, p. 1-5, dez. 2019.
ZOLIN, Beatriz. Geração sem perspectiva: os efeitos do isolamento social na adolescência. Portal Drauzio Varella. (Site). Publicado em: 1° set. 2021. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/geracao-sem-perspectiva-os-efeitos-do-isolamento-social-na-adolescencia/. Acesso em: 5 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.